Por iniciativa inédita do vereador Ricardo Alvarez (PSOL), a Câmara de Santo André retransmitirá de forma simultânea audiência pública sobre a poluição que atinge o entorno do Polo Petroquímico.
A audiência acontece, portanto, na Câmara dos Vereadores de São Paulo nesta quinta, 29 de abril, às 10h.
O requerimento de audiência pública conjunta foi aprovado, em primeiro lugar, na sessão do Legislativo andreense de 15 de abril.
Em contato com o vereador Alessandro Guedes (PT), vice-presidente da comissão de Meio Ambiente e autor da audiência na Capital, Alvarez, da mesma forma, já confirmou presença.
“É uma iniciativa muito importante neste momento de agravamento da poluição na região no entorno do Polo”, disse o parlamentar andreense.
Alvarez ressalta: “Não somos contra as empresas, mas as regras ambientais têm que ser cumpridas para que não haja um problema maior para a nossa população”.
Além disso, participam da audiência ambientalistas, representantes da Cetesb, representantes dos moradores da região e do Polo Petroquímico.
A médica endocrinologista Maria Ângela Zaccarelli Marino, que estuda casos de tireoidite crônica, provocada por fatores ambientais, também participa.
O Polo Petroquímico do ABC fica na região do Capuava, na divisa de Mauá e Santo André, e funciona desde a década de 1970.
A iniciativa da audiência surgiu, por exemplo, a partir do aumento das reclamações por parte dos moradores da região.
Eles vêm sofrendo com o aumento do pó preto que tinge as casas e tem trazido problemas de saúde ao longo do tempo.
Interessados podem assistir à audiência virtual pelo Youtube da TV Câmara de Santo André e no
http://camarasempapel.cmsandre.sp.gov.br/Sistema/Protocolo/Processo2/Digital.aspx?id=18054&arquivo=Arquivo/Documents/RAP/18054-202104151316183336-assinado.pdf#P18054