Câmara de Ribeirão Pires retoma atividades legislativas nesta quinta-feira (03)

In ABCD, Canto do Joca, Política On

Pauta da 20ª sessão ordinária inclui projetos de lei que debatem incentivo ao esporte feminino, dispositivo de segurança para mulheres vítimas de violência, bem como conscientização sobre TDAH e disponibilidade de passe escolar para vestibulandos

Nesta quinta-feira (03), a Câmara Municipal de Ribeirão Pires retoma as atividades parlamentares, durante a 20ª Sessão Ordinária, realizada a partir das 14h, no Plenário Roberto Bottacin Moreira. Entre os Projetos de Lei que serão discutidos e votados estão o nº 0039/2023, que institui a política municipal de apoio e incentivo à mulher no esporte; e o PL nº 0040/2023, que dispõe sobre a implementação de dispositivo de segurança, conhecido como “botão do pânico”, para mulheres em situação de violência doméstica, mesmo com medida protetiva.

De autoria do vereador e presidente da Câmara, professor Paulo Cesar Ferreira (PC), o projeto de lei 39/2023 tem por objetivo fomentar e criar acesso igualitário e inclusivo para a prática esportiva pelo público feminino de todas as idades, valorização e incentivo a profissionalização da mulher no âmbito esportivo, entre outras ações, por meio de políticas públicas e parcerias com instituições privadas. O PL está em segunda discussão e votação.

Outro projeto de lei, também em segunda discussão, está o de autoria do vereador Sargento Alan, que estabelece diretrizes para a implementação e uso do dispositivo de segurança denominado “Botão do Pânico”, destinado ao atendimento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, mesmo que já amparadas com medida protetiva.

O texto sugere que o dispositivo ou aplicativo, que possui localização de GPS (Sistema de Posicionamento Global), quando acionado, transmita informações diretamente às polícias Civil ou Militar e GCM (Guarda Civil Municipal). Segundo o projeto, o município pode utilizar gratuitamente o aplicativo ANA, disponibilizado para mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha.

*Conscientização –* A pauta da sessão da Câmara desta quinta-feira, ainda apresenta dois projetos em primeira discussão. São eles: o PL nº 0043/2023, de autoria do vereador Sandro Campos, que institui no calendário de eventos do município, a Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), no período que abrange o dia 1º de agosto; e o PL nº 0031/2023, de autoria do vereador Archeson Teixeira (Rato), que visa instituir o direito ao passe livre escolar para alunos devidamente matriculados em cursos pré-vestibular.

You may also read!

Programa de recapeamento contempla vias do Jardim Cláudia, região dos Casa, e beneficia moradores

Com investimento de R$ 2,3 milhões de São Bernardo, pacote de melhorias viárias no bairro inclui pavimentação, acessibilidade e

Read More...

Prefeitura de São Caetano do Sul promove Caminhada Inclusiva de conscientização ao autismo

“Informação gera empatia. Empatia gera respeito!” Os dizeres de uma das muitas faixas na Caminhada Inclusiva pelo Abril Azul, mês

Read More...

Taka entrega novo tomógrafo ao Quarteirão da Saúde de Diadema

Equipamento de ponta substituiu o antigo e vai realizar, acima de tudo, mais de 600 exames de imagem mensais A

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu