Câmara aprova redução de 10% de salário de funcionários comissionados em São Bernardo

In Política On
- Updated

O projeto de Lei proposto pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, para reduzir em 10% o salário e a carga horária dos funcionários comissionados da Prefeitura, enquanto perdurar a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), foi aprovado pelos vereadores, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (15/04), na Câmara Municipal.

A medida foi anunciada um dia antes pelo prefeito, em mais uma ação de combate ao vírus. Ao todo, são 760 funcionários (269 concursados, em cargos comissionados, e 491 comissionados puros), que terão a redução a partir de maio. São aproximadamente R$ 800 mil mensais em economia aos cofres públicos, que serão utilizados no setor da Saúde para o desenvolvimento de mais ações para o conter à disseminação do vírus no município.

A matéria também descreve 10% na redução de carga horária – 40 horas semanais, reduzidas para 36 horas semanais.
“Não há alegria em uma decisão como esta. Fiz por conta da necessidade, enquanto durar a pandemia. Uma medida dura, mas melhor do que precisar demitir neste momento difícil. Aprendi que a liderança é feita por meio de exemplos. No mês passado, doei 100% do meu salário como prefeito e continuarei fazendo isso enquanto estiver essa crise”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Desde o mês passado, o chefe do passou a doar integralmente seus vencimentos líquidos, que recebe como prefeito, para ajudar em ações de combate ao coronavírus. Antes, ele já doava a quantia de R$ 5.021, que foi acrescido pelo chefe do Executivo antecessor.

Antes, uma das primeiras medidas adotadas pelo prefeito Orlando Morando no mandato, em janeiro de 2017, foi a reforma administrativa, que cortou 346 cargos comissionados, em relação a gestão anterior.

IMPACTO FINANCEIRO – A pandemia do Covid-19 vai afetar os cofres públicos. Até o momento, a projeção da Prefeitura de São Bernardo é que ocorra uma redução de aproximadamente 25% em receitas tributárias próprias e repasses (com exceção do FPM – Fundo de Participação dos Municípios) nos meses de abril, maio e junho. Para os demais meses, a perspectiva é de redução de 2,25% em reflexo da estimativa de queda do PIB (Produto Interno Bruto) proposta pelo Governo Federal.
Texto: Leandro Baldini

You may also read!

Santo André vai ganhar parque linear no Complexo Maurício de Medeiros

Área verde de 10 mil m² terá, acima de tudo, opções de esporte e lazer para população do Jardim

Read More...

Vai-Vai apresenta samba-enredo que homenageia São Bernardo em Grito de Carnaval no Teatro Cacilda Becker

Integrantes da escola cantaram para uma plateia animada o enredo “A Saga Vencedora de um Povo Heroico no Apogeu

Read More...

Romu de São Bernardo prende traficante durante Operação Bairro Mais Seguro no Detroit 

Ação rápida no escadão resulta, em primeiro lugar, na apreensão de drogas, dinheiro e anotações do tráfico; um suspeito

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu