São Bernardo atende 132 moradores no 1º dia de atendimento de orientação sobre seguro-desemprego

In Economia On
- Updated
Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Município é o único da Grande São Paulo a oferecer, durante a pandemia, serviço presencial para sanar dúvidas de moradores sobre como realizar requerimento de habilitação do benefício

A Prefeitura de São Bernardo iniciou, nesta quarta-feira (15/04), o atendimento em 10 pontos descentralizados voltados à orientação e habilitação do seguro-desemprego para munícipes que estão aptos a receber o benefício. Ao todo, 132 pessoas foram atendidas e receberam ajuda da equipe da Administração municipal neste primeiro dia do serviço.

A iniciativa criada pelo prefeito Orlando Morando é mais uma ação que passa a integrar o pacote de medidas criadas pelo Comitê de Combate ao Coronavírus. Atualmente, São Bernardo é o único município a oferecer este atendimento de orientação presencial para seus moradores em toda Grande São Paulo. Isso porque, desde o início da pandemia do coronavírus, todos os postos Sine (Sistema Nacional de Emprego) tiveram suas atividades interrompidas, durante a quarentena.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, que tem no comando Valter Moura Júnior, o serviço de orientação para dar entrada no seguro desemprego tem sido realizado nas salas de informáticas das escolas municipais de São Bernardo (relação abaixo), com apoio de funcionários da Secretaria de Educação.

O atendimento será prestado de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h, exceto feriados e emendas. Nos laboratórios disponíveis nas unidades, munícipes contarão com o apoio desses profissionais treinados para receber as devidas orientações durante todo o processo de habilitação do benefício.

Para isso, moradores interessados devem comparecer ao posto mais próximo de sua casa com os seguintes documentos em mãos: RG, CPF, Carteira de Trabalho, Requerimento do Seguro-Desemprego e Extrato do FGTS. Além disso, moradores devem estar com o celular em mãos para habilitar o código via SMS, caso contrário ter um email de fácil acesso.

Conforme a Secretaria do Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia, a habilitação do seguro desemprego é concedida ao trabalhador demitido sem justa causa. O auxílio pode ser solicitado de 7 a 120 dias após a demissão.

“A demanda de moradores neste primeiro dia de atendimento comprova a necessidade desse serviço de orientação, neste momento de pandemia. Com esses pontos descentralizados que criamos, passaremos a garantir o devido respaldo para aqueles munícipes que estão aptos a solicitar o benefício”, destacou o chefe do Executivo.

ATENDIMENTO – Demitido no mês passado, o então lavador de carros Leovegildo Santos Souza, 40 anos, foi um dos moradores que conseguiu dar entrada no seu seguro desemprego nesta quarta-feira, graças ao atendimento oferecido pela equipe da Prefeitura. “Desde o mês passado estava com dúvidas no processo da internet. Vim até o posto e consegui com as orientações solucionar o problema e habilitar meu pedido”, afirmou.

Também desempregada desde o mês passado, Cássia Barbosa Lopes, 39, foi outra que recorreu ao atendimento prestado na EMEB Professora Annita Magrini Guedes para obter o auxílio. “Meu cadastro estava sendo barrado no sistema. Com auxílio da Prefeitura, consegui ter o devido encaminhamento para sanar este problema”, contou.

DÚVIDAS – Além dos postos descentralizados, moradores contam ainda com apoio da Central de Atendimento gratuita 158 que atende questões sobre legislação trabalhista, seguro-desemprego e abono salarial, além de todos os programas sociais, ouvidoria e ações desenvolvidas pelo MTE.

RELAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS QUE PRESTARÃO O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO:

EMEB Alfredo Scarpelli
Estrada dos Alvarengas, 4.090, bairro Assunção.

EMEB Professora Annita Magrini Guedes
Rua Itapeva, 141, Baeta Neves.

EMEB Bosko Preradovic
Rua Braz Cubas, 121, Alvarenga.

EMEB Celso Augusto Daniel
Rua Centauro, 190 (Conjunto Habitacional Três Marias), Cooperativa.

EMEB José Ibiapino Franklin
Rua Edmundo dos Santos, 14, Santa Cruz.

EMEB Júlio de Grammont
Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Planalto.

EMEB Professor Nilo Campos Gomes
Rua Flora Bulcão F. Vertemate, 160, Ferrazópolis.

EMEB Marly Buissa Chiedde
Rua Valdomiro Luiz, 180, Demarchi.

EMEB Regina Rocco Casa II
Rua Tiradentes, 1.845, Santa Terezinha.

EMEB Professora Suzete Aparecida de Campos
Rua Marcílio Conrado, 350, Rio Grande.
Texto: Daniel Macário

You may also read!

Marina defende programa Cidades Verdes Resilientes para São Bernardo em ato com Luiz Fernando

Joaquim Alessi Objetiva e prática, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede Sustentabilidade), destacou na

Read More...

Há mais de 500 pessoas que podem receber Vale Gás e Vale Supermercado e precisam entregar documentos em São Caetano

Joaquim Alessi O prefeito José Auricchio Júnior lançou um alerta importante na manhã deste sábado (22.6), durante o Inverno Solidário. "Tem

Read More...

Golaço: Auricchio entrega novo campo do Gisela em São Caetano

O prefeito José Auricchio Júnior entregou no início da noite desta sexta-feira (21.6) mais um campo de futebol com

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu