BRK realiza desobstruções de redes e tubulações de esgoto em Mauá, com água de reuso proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto da cidade

In ABCD On
- Updated

BRK realiza desobstruções de redes e tubulações de esgoto em Mauá, com água de reuso proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto da cidade

Cerca de 3 milhões de litros são gerados mensalmente, e seu uso evita que a concessionária utilize água potável para execução dos serviços

A utilização de água de reuso em centros urbanos proporciona benefícios de ordem ambiental, social e econômica, e contribui diretamente para a redução da captação de água tratada, gerando economia e minimizando riscos de futuros períodos de escassez.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o número de habitantes deve crescer 3 bilhões até 2050, e com esse aumento populacional a demanda por água potável para consumo tende a ser 70% maior que a atual. Esses dados alertam que, até 2030, quase metade da população mundial terá problemas de abastecimento.

Mauá conta com uma moderna Estação de Tratamento de Esgoto (ETE – Mauá) que trata diariamente 55 milhões de litros de esgoto, e gera uma média mensal de aproximadamente três milhões de litros de água de reuso, utilizada exclusivamente para operação da planta e durante a execução dos serviços de desobstrução das redes e tubulações realizados na cidade. Ou seja, com essa utilização, milhares de litros de água potável deixam de ser usados nas ruas, gerando benefícios ambientais e econômicos para o município.

Porém, para a correta utilização da água de reuso, de acordo com as normas legais, parte do volume da água tratada na ETE – Mauá passa por um processo complementar, com filtração e desinfecção.

É importante destacar que a água de reuso não tem potabilidade e não é utilizada para consumo humano, mas está especialmente adequada para serviços externos como lavagem de ruas, limpeza de calçadas e praças, rega de jardins, limpeza de paredes externas e desobstrução de tubulações de esgoto e de drenagem pluvial.

 

Para o meio ambiente, a solução impacta positivamente na redução de captação em mananciais e melhor utilização da água potável, preservando assim os recursos hídricos voltados para o consumo da população.

You may also read!

Guto entrega Unidade de Saúde da Família na Vila Sueli, em Ribeirão Pires

Em dois anos, essa é a 4ª inauguração na rede de Atenção Básica da cidade; gestão deve chegar ao

Read More...

Casa do Hip Hop completa 10 anos neste sábado (06.12)

Ao longo deste tempo, importantes artistas do cenário nacional se apresentaram, em primeiro lugar, no equipamento cultural Inaugurada oficialmente em

Read More...

São Bernardo lança ‘Passaporte da Inclusão’ e garante gratuidade a pessoas com deficiência e TEA em parques

Iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o direito ao lazer; alegria e emoção deram o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu