BRK destaca importância dos profissionais com formação em Química para a qualidade dos serviços de saneamento em Mauá

In ABCD On
Evaristo Idelson Reis, profissional com formação na área química e que atua na operação de esgoto da BRK em Mauá/Divulgação BRK Ambiental

Profissionais garantem o tratamento eficaz do esgoto, protegendo a saúde pública e o meio ambiente

No dia 18 de junho, comemora-se o Dia do Químico, data que homenageia os profissionais responsáveis por garantir a qualidade de diversos produtos e processos essenciais para o dia a dia. Em Mauá, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto no município, valoriza o trabalho de seus químicos, que atuam diretamente na garantia da qualidade dos serviços prestados à população.

Os químicos têm atuação estratégica no controle de qualidade do efluente que é devolvido à natureza após o tratamento. Por meio de análises laboratoriais, ensaios e monitoramentos rigorosos, esses profissionais garantem que todas as etapas do processo de tratamento de esgoto estejam de acordo com os padrões ambientais exigidos, assegurando a proteção dos recursos naturais.

Na operação de Mauá, cada fase do tratamento é acompanhada de perto por equipes técnicas e laboratoriais, incluindo profissionais químicos, que atuam para certificar que os efluentes tratados atendam integralmente os limites estabelecidos pelos órgãos fiscalizadores.

“As análises químicas são essenciais para o desenvolvimento de técnicas mais eficientes e sustentáveis. Elas possibilitam a remoção adequada de poluentes e substâncias nocivas, contribuindo para a redução significativa do impacto ambiental e para a preservação dos corpos hídricos do município.”, destaca Evaristo Idelson Reis, profissional com formação na área química e que atua na operação de esgoto da BRK em Mauá.

Diariamente, a estação de tratamento do município recebe e trata mais de 55 milhões de litros de esgoto, devolvendo o efluente tratado com segurança ao Rio Tamanduateí. Esse trabalho não apenas previne doenças e protege o meio ambiente, mas também promove o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população.

O trabalho dos profissionais químicos impacta diretamente o desenvolvimento socioeconômico de Mauá, reforçando a importância de investir continuamente em ciência, tecnologia e capacitação técnica no setor de saneamento.

Dia do Químico

O dia 18 de junho foi escolhido como o Dia Nacional do Químico porque, nessa data, em 1956, foi sancionada a Lei nº 2800/56 – conhecida como a “Lei Mater dos Químicos” – que regulamentou o exercício da profissão e criou os Conselhos Federal e Regionais de Química (CFQ/CRQs).

You may also read!

Ribeirão Pires recebe dois novos profissionais do ‘Mais Médicos’

Profissionais foram recebidos, portanto, na Secretaria de Saúde e vão atuar na USF e UBS municipal A Prefeitura de Ribeirão

Read More...

Prefeitura de São Caetano abre inscrições para oficinas gratuitas na área cultural

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está com inscrições abertas, em

Read More...

Programa de Apadrinhamento Afetivo se fortalece em São Bernardo

Pela iniciativa, crianças e adolescentes que vivem em serviços de acolhimento institucional do município ganham oportunidade de integração social

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu