Profissionais garantem o tratamento eficaz do esgoto, protegendo a saúde pública e o meio ambiente
No dia 18 de junho, comemora-se o Dia do Químico, data que homenageia os profissionais responsáveis por garantir a qualidade de diversos produtos e processos essenciais para o dia a dia. Em Mauá, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto no município, valoriza o trabalho de seus químicos, que atuam diretamente na garantia da qualidade dos serviços prestados à população.
Os químicos têm atuação estratégica no controle de qualidade do efluente que é devolvido à natureza após o tratamento. Por meio de análises laboratoriais, ensaios e monitoramentos rigorosos, esses profissionais garantem que todas as etapas do processo de tratamento de esgoto estejam de acordo com os padrões ambientais exigidos, assegurando a proteção dos recursos naturais.
Na operação de Mauá, cada fase do tratamento é acompanhada de perto por equipes técnicas e laboratoriais, incluindo profissionais químicos, que atuam para certificar que os efluentes tratados atendam integralmente os limites estabelecidos pelos órgãos fiscalizadores.
“As análises químicas são essenciais para o desenvolvimento de técnicas mais eficientes e sustentáveis. Elas possibilitam a remoção adequada de poluentes e substâncias nocivas, contribuindo para a redução significativa do impacto ambiental e para a preservação dos corpos hídricos do município.”, destaca Evaristo Idelson Reis, profissional com formação na área química e que atua na operação de esgoto da BRK em Mauá.
Diariamente, a estação de tratamento do município recebe e trata mais de 55 milhões de litros de esgoto, devolvendo o efluente tratado com segurança ao Rio Tamanduateí. Esse trabalho não apenas previne doenças e protege o meio ambiente, mas também promove o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população.
O trabalho dos profissionais químicos impacta diretamente o desenvolvimento socioeconômico de Mauá, reforçando a importância de investir continuamente em ciência, tecnologia e capacitação técnica no setor de saneamento.
Dia do Químico
O dia 18 de junho foi escolhido como o Dia Nacional do Químico porque, nessa data, em 1956, foi sancionada a Lei nº 2800/56 – conhecida como a “Lei Mater dos Químicos” – que regulamentou o exercício da profissão e criou os Conselhos Federal e Regionais de Química (CFQ/CRQs).