Nesta terça-feira, 26 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Surdo. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, comprometida com a realização de iniciativas capazes de promover a inclusão social e disponibilizar um atendimento igualitário para todos os seus clientes, têm em seu quadro de funcionários agentes comerciais capacitados na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A capacitação em Libras permite que os funcionários da companhia rompam barreiras que impedem as interações com as pessoas que possuem deficiência auditiva ou surdez, tornando a comunicação da empresa com seus clientes mais acessível e de fácil compreensão para quem necessita dessa assistência.
“Investir em recursos capazes de aproximar ainda mais os diversos públicos faz parte da nossa responsabilidade social e do compromisso que temos com nossos clientes e com a população”, destaca Eduardo Curtis, responsável pela área comercial da BRK em Mauá.
Para Caio Fernandes Silva de Andrade, agente comercial na BRK, é muito gratificante poder exercer sua função e ainda colaborar com a inclusão, possibilitando que todos os clientes da empresa usufruam dos serviços de saneamento de maneira igualitária, com praticidade e eficiência.
Atuando na equipe comercial há 5 anos, o agente comercial Silvio Pereira possui perda completa da audição do ouvido direito, e 40% da audição do lado esquerdo é comprometida em decorrência a uma má formação congênita. Desde o início das atividades do funcionário na cidade, a BRK adaptou um crachá de identificação informando que ele possuía perda auditiva, o que facilita a dinâmica do seu trabalho, tendo em vista de que a função que ele exerce inclui o contato direto com os clientes.
“Mesmo que simples, o crachá especial é de extrema importância para que eu possa me relacionar melhor com os clientes. Às vezes, os clientes me chamam, falam comigo e eu não escuto, mas quando mostro que sou PCD, eles entendem a minha deficiência e a nossa comunicação fica mais fácil. É fundamental que as empresas invistam em recursos para que as pessoas com deficiências possam ser atendidas com facilidade, compreendendo as informações disponibilizadas pela companhia”, comenta Silvio Pereira.
APASMA – Mauá
A cidade de Mauá conta com uma Associação de Pais e Amigos dos Surdos, a APASMA, sem fins lucrativos. A Associação está localizada na rua Santo André, 255, no bairro Jardim Haydeé, e oferece várias atividades para deficientes auditivos, como cursos de Libras, serigrafia, informática, atividades pedagógicas, além de encaminhamentos para o mercado de trabalho.
Como assistente social da APASMA, Lídia Sousa ressalta que as iniciativas promovidas pela BRK são importantes para a comunidade surda. “Esta iniciativa de inclusão com funcionários capacitados na Língua Brasileira de Sinais é necessária e de grande valia para uma empresa como a BRK, que atende a população. Observar os públicos específicos e proporcionar acessibilidade a todos é sem dúvida exemplo de cidadania e humanização. Parabéns pela iniciativa”.
Sinais em Libras no site da companhia:
O site da empresa conta, desde 2020, com um uma ferramenta conhecida como Hand Talk, de fácil acesso, que faz a tradução dos textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A interpretação automática do conteúdo é feita por uma carismática personagem em 3D chamada Maya, e torna a comunicação da empresa mais acessível e de fácil compreensão para a população surda alfabetizada em Libras. Além disso, o site da concessionária também conta com um leitor de tela para pessoas com baixa visão.
Para solicitar o auxílio da assistente virtual Maya e visualizar os sinais em Libras no site, basta o usuário clicar em um botão azul no canto direito da página e selecionar o conteúdo que pretende obter a tradução. No site da BRK, os usuários podem tirar dúvidas, acessar dados relacionados ao setor, acompanhar notícias, além de receber informações sobre saúde, qualidade de vida e ter contato com materiais educativos sobre saneamento: www.brkambiental.com.br