Braskem adere ao “Open Call for Water Action” do Pacto Global da ONU

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Aquapolo, maior empreendimento para a produção de água de reúso industrial na América do Sul e quinto maior do planeta, do qual a Braskem faz parte. Fotos: Divulgação/Aquapolo

Apelo do Pacto Global da ONU busca, em primeiro lugar, soluções para a crise global da água.

Além disso, o engajamento para o avanço do ODS 6, que visa a  garantir o acesso à água e ao saneamento para todos

Entre 22 e 24 de março, a ONU realizou a Conferência da Água 2023, em Nova York, com o tema “Água para o Desenvolvimento Sustentável”.

Chefes de Estado, ministros, líderes mundiais e milhares de representantes da sociedade estiveram presentes e receberam, acima de tudo, o alerta para o risco eminente de uma crise global de escassez hídrica causada, principalmente, pelo uso indiscriminado da água e pelas mudanças climáticas.

Com uma estratégia alinhada aos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS) da ONU, a Braskem esteve presente, portanto, na Conferência.

Junto com 50 das maiores companhias do mundo, aderiu ao “Open Call for Water Action”.

Em um compromisso coletivo, o setor privado foi chamado a se engajar na busca por resoluções para a crise global da água.

Assim como levar a efeito iniciativas para o avanço do ODS 6, garantindo o acesso à água e ao saneamento para todos.

A estratégia visa a contribuir para a segurança hídrica de 3 bilhões de pessoas.

E ajudar no fornecimento de água potável segura e saneamento para mais de 300 milhões de pessoas.

Resiliência hídrica

Ao ingressar no “Open Call for Water Action”, as empresas assumem o compromisso de trabalhar para construir resiliência hídrica em suas próprias operações globais e cadeias de suprimentos.

Também se responsabilizam a desenvolver ações de cooperação entre setores.

Isso para que o impacto hídrico seja positivo em pelo menos 100 bacias prioritárias listadas neste cenário de estresse hídrico até 2030.

Vale destacar que, além do ODS 6, o ODS 12, que aborda a produção e o consumo sustentáveis, com foco em ações globais e locais, também está relacionado à questão hídrica no planeta.

O “Open Call for Water Action”, realizado no primeiro dia de conferência, foi considerado uma importante conquista da reunião mundial.

Ofereceu um compromisso unificado do setor empresarial com a Agenda de Ação pela Água.

Recurso a ser protegido

Foto: Divulgação/Aquapolo

Segundo Marina Rossi, Gerente de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, a Braskem entende que água é um recurso que deve ser protegido, preservado e gerenciado de forma sustentável.

Ela esteve na conferência e participou de um painel promovido pelo Pacto Global da ONU no Brasil.

Desde 2002, a companhia investiu mais de R$280 milhões em projetos para melhorar a eficiência hídrica e para o tratamento de efluentes nas operações industriais.

“Através do uso dos produtos químicos e dos plásticos que produzimos, desenvolvemos junto com nossos clientes soluções de WASH (termo em inglês comumente utilizado, que significa water, sanitation & hygiene), tais como tubulações, caixas d´água, produtos para tratamento de água, entre outros”, disse.

E prosseguiu: “Além disso, implantamos várias iniciativas para melhorar continuamente nossos processos que envolvem recursos hídricos com o intuito de reduzirmos a nossa pegada hídrica, como também buscamos projetos de reuso de água que promovem a circularidade.”

Marina destacou: “Até 2030, queremos atingir a marca de 100% do consumo de água de fonte seguras, o que significa reduzir a captação de fontes que podem competir com o uso para população – atualmente, 65,3% da água usada pelas operações da Braskem são provenientes dessas fontes.”

Garantiu ainda a gerente: “A atuação da Braskem é baseada nos requisitos do CEO Water Mandate, plataforma do Pacto Global da ONU formada por empresas de todo o mundo comprometidas com o avanço na gestão da água.”

E arrematou, em conclusão: “A Braskem também está no ranking de liderança do CDP Investor Water e aderimos às iniciativas ‘Water Resilience Coalition’ e ‘Race to Resilience’”.

You may also read!

Marcelo Lima dá início à revitalização de praça no Campestre, região dos Casa

Ordem de serviço permitirá a implantação de academia ao ar livre, playground, espaço pet, quadra de basket street, nova

Read More...

Diagnóstico da obesidade terá novos parâmetros a partir de 2025

Conforme especialistas vêm defendendo há muitos anos, incluindo cirurgiões da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o

Read More...

Estádio 1º de Maio será palco da estreia do São Bernardo neste domingo

Tigre faz confronto contra o Bragantino, a partir das 16h, buscando, em primeiro lugar, manter bom momento na elite

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu