Autoestima e câncer: doação de perucas impacta com certeza pacientes oncológicos

In Canto do Joca On
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Parceria entre o IBCC e a NeoLife Bem Estar utiliza doações de cabelo para criar perucas personalizadas para pacientes internados

Com um diagnóstico de câncer, muitas mudanças acontecem durante o tratamento que podem afetar a autoestima. Um dos aspectos mais importantes para a qualidade de vida do paciente é a percepção dele sobre a própria autoimagem.

Muitos tratamentos podem ter efeitos colaterais indesejados, como alteração do peso, alterações de coloração da pele, e a temida alopecia – ou seja, queda de cabelo. Cicília Marques, oncologista clínica do IBCC Oncologia – hospital especializado no tratamento do câncer –, explica as preocupações que surgem na mente do paciente durante o tratamento.

“Nem todos os medicamentos oncológicos conferem risco de alopecia, mas alguns certamente causam queda de cabelo. Então, algumas preocupações se sobrepõem: como vou ficar? Como eu vou lidar com minha aparência? Como as pessoas ao meu redor vão me perceber?”, explica ela.

O IBCC Oncologia, em parceria com a empresa NeoLife Bem Estar, realiza um acolhimento para pacientes em tratamento quimioterápico por meio da doação de perucas feitas de cabelo humano. Os cabelos serão doados ao IBCC e são transformados em perucas personalizadas pela NeoLife Bem Estar que, posteriormente, serão direcionados a pacientes que tenham interesse em adquirir uma peruca.

“Esse atendimento individualizado é realizado com base em técnicas de visagismo, dentro do Programa de Humanização do hospital, permitindo que essas pessoas recebam gratuitamente perucas que atendam às suas necessidades e valorizem sua autoestima”, comenta Kelly Banin, assistente social responsável pela humanização, doações e voluntariado no IBCC Oncologia.

Para fazer, você pode levar o cabelo que deseja fazer até a sede do IBCC Oncologia, localizada na Av. Alcântara Machado, 2576 – Mooca, São Paulo – SP. Procure um atendente na recepção e ele o orientará até onde o cabelo pode ser deixado.

Como surgiu a parceria

O objetivo do projeto é levar bem-estar, autoestima e qualidade de vida para pacientes em tratamentos oncológicos. Afinal, o impacto da quimioterapia, radioterapia e cirurgia do câncer afeta a aparência dos pacientes no tratamento e, consequentemente, a autoestima.

Assim, Fernanda Teixeira, CEO da NeoLife Bem Estar, viu a oportunidade de prestar esse cuidado com a autoimagem daqueles pacientes, especialmente as mulheres, que enfrentam a alopecia como consequência do tratamento.

“A ideia surgiu com a vontade de trazer esse cuidado para pacientes do SUS, internados, com sequelas do tratamento em pele, unha e cabelo. O Hospital IBCC acreditou no projeto, na importância para essas mulheres e disponibilizou o espaço para eventos mensais com entrega de perucas naturais personalizadas, massagens, reflexologia e maquiagem”, comenta o CEO.

O papel do senso de comunidade na percepção da autoimagem

Na capital paulista, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), existe uma previsão de surgimento de cerca de 704 mil casos de câncer em 2025, desses 70% acontecerão nas regiões Sudeste e Sul. Nas mulheres, o mais prevalente é o câncer de mama, enquanto nos homens é o de próstata.

Além do cuidado com a autoestima, o senso de comunidade também é muito importante para os pacientes. Por isso, grupos de apoio a pacientes oncológicos são uma ferramenta essencial.

“Com os grupos, as pacientes compartilham experiências e contatos, percebendo que uma jornada não precisa ser única e solitária. Eles se comunicam durante o período do tratamento, compartilhando conquistas, preocupações, dicas e vitórias. Através dos grupos informam-se sobre eventos institucionais e externos, mantendo o contato e criando laços, muitas vezes além do tratamento oncológico”, ressalta Banin.

Nesse cenário, a clínica oncologista também reforça a importância do grupo de apoio para o entendimento da autoimagem do paciente também. “Por meio deles, o paciente pode ressignificar a queda de cabelo e a imagem pessoal. Nestes grupos, os pacientes têm a oportunidade de trabalhar conceitos do que é beleza, de aprimorar suas práticas de autocuidado e se tornam mais estimulantes para vivenciar o processo pelo qual elas passam de maneira mais leve”, finaliza Marques.

Sobre o IBCC Oncologia

Fundado em 1968, o IBCC Oncologia é conhecido por ser um Centro de Tratamento Oncológico de alta complexidade e possuir um Centro de Pesquisa Clínica renomado. É pioneiro no combate ao câncer de mama e ginecológico e trouxe o primeiro mamógrafo para o Brasil em 1971.

Durante a década de 70 e 80, atuou como o maior programa de prevenção do câncer de colo uterino e de mama já realizado por uma instituição, com atendimento a mais de 2 milhões de pessoas. Foi considerado pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado de SP o melhor hospital em atendimento humanizado e classificado entre os 10 melhores hospitais do estado.

Desde 1988, a instituição passou a ser Entidade Camiliana, tornando-se o IBCC Oncologia. Também foi escolhida para ser no Brasil a instituição detentora da Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, em 1995. Há 56 anos é referência na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer em São Paulo. Para mais informações: https://ibcc.org.br/

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