Em assembleia na manhã desta quarta-feira (27.01), os trabalhadores decidiram manter a produção parada na Arteb, empresa de autopeças em São Bernardo.
A mobilização teve início na terça (26) devido ao anúncio de demissões na fábrica.
Em reunião realizada na tarde de terça, a empresa comunicou ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC que serão 200 demissões, mas não apresentou uma lista oficial.
A informação, além de mais detalhes sobre o início das negociações, foi transmitida em primeiro lugar aos trabalhada na assembleia de quarta.
O secretário-geral, Moisés Selerges, explicou, em suma, que o Sindicato cobra ações que garantam transparência e assegurem uma forma justa de pagamento aos desligados
“Discutimos também o futuro dessa planta, em recuperação judicial, e a produção. A empresa disse tem um contrato com a Fiat para o segundo semestre, a partir de setembro, o que traria um gás para a empresa continuar produzindo”, acrescentou.
“A orientação é continuar com a produção parada. Aqueles que foram demitidos precisam participar das assembleias. Estamos buscando uma saída e uma situação menos traumática possível”, completou.
A Arteb emprega atualmente cerca de 800 trabalhadores e está em recuperação judicial desde 2016.
Haverá, em conclusão, nova assembleia com os trabalhadores nesta quinta (28), às 14 horas, em frente à fábrica.