Apagão em São Paulo já causou pelo menos R$ 1,65 bilhão em prejuízos ao varejo e aos serviços da cidade

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Entidade – que está em diálogo com autoridades e com a ENEL – reforça que maior metrópole do Brasil não pode ficar tanto tempo sem energia elétrica

A falta de eletricidade em parte significativa da cidade de São Paulo, que já dura três dias, está gerando prejuízos graves aos setores do varejo e de serviços.

Cálculos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) são assustadores.

Mostram que, considerando o faturamento que ambos deixaram de registrar no período, as perdas brutas já somam cerca de R$ 1,65 bilhão.

Esse valor deverá ser maior, porque a empresa responsável pela distribuição de energia, a ENEL, ainda não forneceu respostas concretas sobre o retorno do serviço à totalidade dos imóveis que dependem da rede.

Os números da FecomercioSP mostram que só o varejo paulistano teve prejuízos de pelo menos R$ 536 milhões nos dias em que parte dos agentes do setor ficou sem funcionar.

No caso dos serviços, as perdas somaram R$ 1,1 bilhão.

Esses dados foram compilados levando em conta que, aos fins de semana, o comércio de São Paulo tende a faturar, em média, R$ 1,1 bilhão por dia.

Já os serviços têm, no mesmo período, em resumo, receitas de R$ 2,3 bilhões.

Religação urgente

A Federação trabalha desde sexta (11.10) para colaborar com os setores mais afetados pelo novo apagão em São Paulo.

Dialoga com autoridades – como a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEL) e a Prefeitura de São Paulo.

Em paralelo, exige que a ENEL promova, da mesma forma, a restauração da distribuição com o máximo de urgência possível.

Para a FecomercioSP, é inaceitável que a maior metrópole brasileira sofra com constantes cortes de energia, como vem acontecendo nos últimos meses.

Pior do que isso, a cidade não pode, além disso, ficar tanto tempo sem eletricidade em meio a esses episódios.

A interrupção atual já dura, portanto, três dias, enquanto a última, no fim de 2023, durou uma semana.

A falta desse serviço básico acarreta problemas significativos para a população e prejuízos enormes ao empresariado.

Como já reforçado em outras ocasiões, a Federação tem apontado à ENEL como muitas empresas estão contabilizando perdas econômicas a cada dia sem luz, como mercados, restaurantes, farmácias e lojas do varejo, além de serviços que ficam impossibilitados de operar, já que, além da energia, estão sem acesso à Internet.

Custos excedentes

Sem contar os custos excedentes para estabelecimentos que, diante da situação alarmante, não viram outra opção que não locar geradores.

Fora contratar mão de obra extra ou comprar combustíveis para manter dispositivos operando.

Além disso, o apagão prejudica o fornecimento de água, já que muitos edifícios do centro possuem bombas hidráulicas de distribuição.

A nova interrupção do fornecimento de energia evidencia, além do mais, como é fundamental discutir uma Reforma Administrativa.

Isso em nível nacional, já que todas as instâncias de governo, apesar de grandes arrecadadoras de tributos, não conseguem fornecer serviços básicos à população – quanto mais com qualidade minimamente aceitável.

Neste caso, tanto setores relevantes da economia do País – como o comércio e os serviços de São Paulo – quanto as classes mais pobres, que dependem da energia elétrica no cotidiano, são os mais prejudicados.

Sobre a FecomercioSP 

Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo.

Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização.

Desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor.

Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem, da mesma forma, por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Além de tudo, geram, em conclusão, em torno de 10 milhões de empregos.

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