Ana Cañas e Paula Lima homenageiam Belchior, Rita Lee e a música de verdade
Joaquim Alessi
Longe do conforto do lugar comum, mais uma vez o prefeito Guto Volpi deu um show de ousadia e criatividade.
Brindou, na noite deste sábado (05.08) o estado puro da arte ao levar ao palco Família do 14• Festival do Chocolate de Ribeirão Pires duas das maiores cantoras da atualidade.
Irreverente, linda e dona de uma voz ainda mais bela, Ana Cañas cantou e encantou o público com as poesias magistrais de Belchior.
Não menos linda e sensual, Paula Lima deu água na boca ao reverenciar ali Rita Lee. Dispensa comrntários.
Dois espetáculos pra história, uma aula de como é possível fazer política pública de qualidade sem apelar para a facilidade da modinha.
Ribeirão Pires vai continuar a surepreender, cada vez mais, porque de fato respeita e valoriza o que há de melhor.
Informação
Depois da opinião, vamos à infirmação:
Na noite deste sábado (5), durante a 14ª edição do Festival do Chocolate, coube às vozes de duas cantoras embalarem a multidão que lotou o Espaço Multicultural para o show no Palco Família, o principal do evento. Ana Cañas apresentou repertório baseado no cantor cearense Belchior, enquanto Paula Lima cantou músicas de Rita Lee.
O clima frio foi propício para que casais e famílias comparecessem às apresentações para cantar juntos as músicas de Belchior e Rita. Ana Cañas abriu a noite no palco principal já apresentando as músicas mais conhecidas do cantor cearense. “Apenas um Rapaz Latino Americano”, por exemplo, foi ovacionada, com direito ao público cantar junto o refrão com Ana. “Velha Roupa Colorida” e “Como Nossos Pais” também receberam palmas por parte da plateia. “Estou super feliz de estar aqui, com minha amiga Paula Lima. E é isso, mulheres na música”, sintetizou Ana Cañas, na frase que deu o tom da noite, durante coletiva de imprensa.
“Eu saí de Santo André para ver as duas cantoras. Gosto tanto da Ana Cañas, quanto da Paula Lima. Aproveitei para trazer minhas duas filhas”, disse Daniella Rossi, 45 anos, que esperava a abertura do portão do show.
Na sequência, o palco foi todo de Paula Lima, que apresentou bela homenagem a Rita Lee, que faleceu em maio desse ano. Paula aproveitou muito bem todas as fases de Rita e apresentou os maiores clássicos da cantora, que também foi vocalista da banda Os Mutantes.
Músicas como “Ovelha Negra”, “Mania de Você”, “Lança Perfume” e “Erva Venenosa” foram cantadas em uníssono pela plateia. A própria Rita se apresentou na 7ª edição do Festival do Chocolate, que ocorreu em 2011. Esse fato trouxe um pouco mais de emoção à apresentação de Paula Lima. “Fiquei emocionada em saber que a Rita já se apresentou aqui no Festival. Isso é muito acolhedor, dá um quentinho no coração”, afirmou Paula Lima, durante coletiva de imprensa.
“Foi um show com qualidade, com duas homenagens especiais, tanto a Belchior e também para a nossa Rita Lee. Hoje o palco foi das mulheres. Isso é muito bom”, disse o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.
Palco Futuro
Quem acompanhou as apresentações do Palco Futuro, pode ouvir muito rock de qualidade com a banda Malvada, formada só por mulheres. Mas o espaço também recebeu a Orquestra de Violeiros de Mauá, com música sertaneja de raíz e também o grupo de dança da Apraespi.