Trabalho da aluna é resultado de parceria com o projeto Lusomicrofonia, que reúne alunos do Brasil, Portugal e Espanha, por meio de programas de rádio, para falar sobre a língua portuguesa
Julia da Silva Dias Gonçalves, que estuda Desenvolvimento de Sistemas na Escola Técnica Estadual (Etec) Zona Leste, na Capital, recebeu a certificação de melhor podcast do prêmio internacional Mulheres nas sombras. Seu projeto conta a vida da escritora Carolina Maria de Jesus e relata o impacto na sociedade do livro O Quarto de Despejo, publicado em 1960.
O trabalho da aluna é resultado de uma parceria entre a Etec e o projeto Lusomicrofonia, que reúne alunos do Brasil, Portugal e Espanha, por meio de programas de rádio, para falar sobre a língua portuguesa e sua estrutura. O concurso do qual a estudante participou premiou projetos de áudio sobre histórias de mulheres que impactaram a região onde viveram.
Julia teve a orientação do professor de língua portuguesa da Etec, Álvaro Filho. “Pensamos em diversos nomes para o programa de áudio”, relembra o educador. “Carolina Maria de Jesus foi uma sugestão minha e a Julia adorou. Ver esse reconhecimento dela mostra o quanto estamos no caminho certo, que é oferecer as melhores oportunidades aos alunos.”
A jovem é aluna de Álvaro desde 2021 e sempre se mostrou disposta a participar das iniciativas da escola. “Gosto de trabalhar com esses desafios, pois me incentiva a sair da minha zona de conforto. Quando o professor levou o livro Quarto de despejo para a sala, me apaixonei pela história do livro e da escritora”, afirma. “Ser reconhecida por esse trabalho deixou a mim e à minha família muito felizes.”
Além do reconhecimento pela organização do prêmio, o podcast da estudante também foi divulgado no programa Exóticos, da Rádio Maré – organizada pela Escola de Idiomas Vilagarcía de Arousa, na Espanha. O material está disponível no site. Confira!