Alinhadores ortodônticos estéticos e suas vantagens

In Saúde On
- Updated
Dra. Fernanda Quaresma Pahlsson, cirurgiã-dentista, especialista em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares

Alinhadores ortodônticos são aparelhos transparentes e removíveis que podem ser utilizados até mesmo por pessoas com a dentição mista, ou seja, que possuem dentes de leite e permanentes e para vários tipos de mordida, explica a Dra. Fernanda Quaresma Pahlsson, cirurgiã-dentista, especialista em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares .

Ela afirma que “eles dão mais conforto ao paciente, uma vez que são lisos e recobrem todo o dente, sem ferir a mucosa. São estéticos e higiênicos, pois há uma maior facilidade de passar o fio dental, uma vez que o aparelho é removido da boca e permite a escovação sem dificuldades.”

Da mesma forma, não é necessário restringir alimentos, pois sendo retirado para comer, pode-se comer de tudo durante o tratamento.

Práticos de se colocar, praticamente não interferem na fala, e as consultas de urgências quase nunca são necessárias. As idas ao dentista podem ser mais espaçadas, economizando tempo.

O final do tratamento é previsto e simulado desde o começo, uma vez que se usa o planejamento virtual. Assim, a movimentação pode ser mais controlada trazendo resultados assertivos e muitas vezes num tempo reduzido.

Confira a entrevista com a Dra. Fernanda Quaresma Pahlsson.

Como é a manutenção e o cuidado com os alinhadores?

O conjunto de placas é entregue ao paciente, e a troca de uma placa para outra mais avançada pode acontecer entre 7 ou 14 dias, dependendo do caso.

Existem diversos cuidados que os pacientes devem ter com o aparelho: o primeiro é a disciplina de usá-lo no tempo recomendado (20 a 22h por dia), retirar para comer, e para colocá-lo novamente, é necessária a higienização habitual dos dentes, incluindo o uso de fio dental. A limpeza do alinhador deve ser feita separadamente (fora da boca) com escova e pasta de dente.

Vale ressaltar que, quando feita a retirada, ele deve ser guardado em local apropriado para que não haja contaminações, e nem seja quebrado ou perdido.

Há alguma contraindicação para o uso de alinhadores estéticos?

Dra. Fernanda explica que a contraindicação seria a falta de disciplina ou estilo de vida do paciente que o impeça de utilizar pelas horas necessárias.

Vale ressaltar que existem limitações para o tratamento com alinhadores, já que, em alguns casos, certos movimentos com a placa ou características dentárias podem ser desfavoráveis. Contudo, é possível realizar o tratamento combinado com uma grande variedade de acessórios ortodônticos que auxiliam. Seguir todas as orientações é fundamento para o tratamento ter eficácia.

Eles são feitos sob medida?

O planejamento e a confecção dos alinhadores são feitos após uma primeira consulta, na qual são realizadas fotos e o escaneamento intra oral.

Exames de imagem, como radiografias, também podem ser solicitados para complementação do diagnóstico. Através do escaneamento intra-oral que gera um arquivo do modelo da boca do paciente em 3D, os alinhadores são programados pelo computador.

Ocorre uma simulação dos movimentos por etapa, em cada modelo digital até se chegar ao último, com os dentes na posição final desejada. Estes modelos serão impressos e as placas são feitas sobre eles. Portanto, a expressão dos movimentos que acontecerão na boca foi transferida para o computador e no alinhador foram colocados pontos de pressão, áreas de alívio, resistência e certa flexibilidade para que o dente possa se mover.

Dra. Fernanda Quaresma Pahlsson, cirurgiã-dentista, especialista em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares

You may also read!

Marina defende programa Cidades Verdes Resilientes para São Bernardo em ato com Luiz Fernando

Joaquim Alessi Objetiva e prática, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede Sustentabilidade), destacou na

Read More...

Há mais de 500 pessoas que podem receber Vale Gás e Vale Supermercado e precisam entregar documentos em São Caetano

Joaquim Alessi O prefeito José Auricchio Júnior lançou um alerta importante na manhã deste sábado (22.6), durante o Inverno Solidário. "Tem

Read More...

Golaço: Auricchio entrega novo campo do Gisela em São Caetano

O prefeito José Auricchio Júnior entregou no início da noite desta sexta-feira (21.6) mais um campo de futebol com

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu