EXCLUSIVO
Joaquim Alessi
Fontes credenciadas adiantaram e o prefeito Marcelo Oliveira (PT) confirmou, nesta terça-feira (15.08) que o vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, estará no município do ABCD em 25 de agosto, sexta-feira, para debater ações em benefício da cidade e também do Polo Petroquímico de Capuava.
Marcelo Oliveira, também presidente do Consórcio Intermunicipal do ABCD, falou após a assembleia geral de prefeitos e confirmou alguns detalhes da agenda.
“Nós temos conversado bastante com o vice-presidente, além do presidente Lula, e ele vem para dialogar a questão da indústria e o comércio”, disse, em resumo.
Relatório do Comitê Gestor
Ainda na assembleia de ontem foi apresentado o relatório do Comitê Gestor do Polo Petroquímico, mas alguns temas continuam pendentes.
“Houve um avanço significativo, e muita coisa foi feita nesse um ano de existência”, revelou o vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias (PL).
Ele representou o prefeito Paulo Serra (PSDB) na encontro.
Foi questionado o papel dos deputados estaduais e federais da região nesse período, pois o Governo do Estado, principalmente, e o Federal, mostram-se relutantes.
Em 11 de agosto fez um ano que os prefeitos de Santo André e Mauá assinaram decretos criando o distrito do Polo, como forma de proteger suas atividade.
Mas, o Governo do Estado, desde João Doria, Rodrigo Garcia e agora com Tarcísio de Freitas, vem protelando seguidamente a edição de um decreto estadual, extremamente necessário.
Empurra-empurra
Recentemente, questionado por executivos do setor, o secretário estadual de Economia, Jorge Lima, empurrou o assunto para a Capital.
Da mesma forma, o prefeito Ricardo Nunes, de São Paulo, disse depender do Palácio dos Bandeirantes.
Enfim, poucos parecem dispostos a encarar essa luta, da qual depende fundamentalmente a indústria química e petroquímica, vital não apenas para Mauá e Santo André, mas para todo o ABCD, o Estado e o País.
Participaram da entrevista com o presidente e prefeito Marcelo Oliveira o secretário-executivo do Consórcio, Mario Reali, e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Aroaldo Oliveira da Silva.
Assista ao vídeo da entrevista coletiva: