Albino Ernesto Poli Junior estreia na poesia com Tergiversando

In Canto do Joca On

Em obra publicada pela Editora 7Letras temas como amor, vida e morte inspiram diplomata brasileiro

Tergiversar: usar de evasivas ou subterfúgios; procurar rodeios. Assim o título do primeiro livro de Albino Ernesto Poli Junior é definido pelos dicionários. Já no poema que dá nome à obra, o autor escreve: “Contemplo o arco-íris sem régua e compasso/ E todo acontecer se faz um despropósito”. A poesia se faz como um subterfúgio da própria explicação? Ou o volteio seria ardil e estratagema superior à linguagem supostamente direta? São perguntas que Tergiversando deixa para o leitor responder.

O volume, uma coletânea de poemas, acaba de ser lançado pela Editora 7Letras. “O que me motiva a escrever é o gosto por literatura e poesia em geral. Escrevo desde jovem”, afirma o autor, que atualmente trabalha na embaixada do Brasil em Praga.

Tergiversando traz mais de 70 poemas sobre temas como amor, vida e morte. Na obra, o leitor encontra construções poéticas clássicas de rima e métrica ao mesmo tempo em que se surpreende com paisagens e abordagens variadas, que trazem à baila, no decorrer das páginas, referências cotidianas, filosóficas e mitológicas.

“Não é todo dia que nos deparamos com um autor que tem tanto a dizer e sabe dizê-lo dessa forma, se valendo de todas as cores, sabores e sons de nossa língua – e ainda além do idioma – para criar um livro que já nasce clássico e ao mesmo tempo atualíssimo”, informa a orelha, trazendo em si possibilidades de transcendência. Um refúgio acolhedor para estes tempos em que a pretensa objetividade, não raras vezes, se impõe de forma opressivamente deturpadora.

Serviço
ISBN 978-65-5905-324-7
Ano: 2022
Tamanho: 14 × 21 cm
Número de páginas: 136 páginas
Preço: R$ 46,00

Sobre o autor
Albino Ernesto Poli Junior é gaúcho, diplomata e tradutor de obras literárias. Leitor apaixonado dos grandes poetas de todos os tempos, escreve desde a juventude. “O contato com outros povos e culturas é uma fonte inesgotável de inspiração e a atividade poética torna ainda mais interessantes as vivências oriundas da diplomacia”, afirma o autor. Tergiversando é sua primeira publicação autoral.

Tergiversando, obra de Albino Ernesto Poli Junior
Divulgação

You may also read!

Mauá terá passe livre no transporte municipal no segundo turno das eleições

Gratuidade estará disponível a partir das primeiras viagens, por volta das 4h, até a última viagem de cada linha Os

Read More...

Medalhistas brasileiros na Olimpíada Ibero-Americana de Química projetam futuro na ciência e na inovação

Competição internacional apoiada pela Abiquim reuniu estudantes de 15 países em Fortaleza, e o Brasil conquistou três medalhas de

Read More...

Eleita a melhor empregadora de saneamento do país, BRK tem vagas de emprego abertas em Mauá

Reconhecimento internacional da Revista TIME e Statista destaca a gestão de pessoas da concessionária, que agora busca novos talentos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu