Agora é oficial: 20 de novembro é o Dia Estadual da Consciência Negra em todo o Estado

In Sem categoria On
Robson Ferreira, coordenador de Políticas para a População Negra, e Fábio Prieto, secretário da Justiça e Cidadania. Foto: Divulgação/SJC

Avanço histórico na promoção da igualdade racial com o feriado alusivo à morte de Zumbi dos Palmares

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sancionou lei do deputado estadual Teonilio Barba (PT) que instituiu 20 de novembro como o Dia Estadual da Consciência Negra, que passa a ser feriado estadual.
A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Políticas para a População Negra (CPPN), contribuiu, de forma histórica, para a aprovação do PL com a aglutinação de opiniões e a manifestação de parecer técnico destacando a importância do 20 de novembro para a comunidade negra do estado, data em que já tradicionalmente reflete sobre a morte de Zumbi dos Palmares, líder máximo da luta e da resistência contra o sistema escravagista do Brasil.
O 20 de novembro também é celebrado, acima de tudo, como Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, instituído por lei federal.
Como essa lei não transformou a data em feriado nacional, os governos de cada Estado e/ou cidades do Brasil tiveram a faculdade, por exemplo, de optar pelo seu reconhecimento.
Em alguns Estados, portanto, como Alagoas, Amazonas, Amapá e Mato Grosso, e em cerca de 126 municípios paulistas, o feriado já foi decretado.

Para celebrar

“O Dia Estadual da Consciência Negra é uma data para celebrar e debater a importância do povo e da cultura africana e sua contribuição para o desenvolvimento do país. Iniciativas como essa reforçam o compromisso do Estado de São Paulo com o respeito aos direitos da população negra”, ressalta, em resumo, Fábio Prieto, secretário da Justiça e Cidadania.
Robson Ferreira, coordenador de Políticas para a População Negra, ressalta, além disso, que “São Paulo, pioneiro em políticas públicas de promoção da igualdade racial, registra mais um grande avanço nesse sentido, com a promulgação da Lei Estadual n.º 17.746, pelo governador Tarcísio de Freitas, estabelecendo o Dia Estadual da Consciência Negra paulista que agora, torna-se realidade em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo, atendendo a uma das reivindicações mais antigas da comunidade negra. Este ato, que soma esforços dos poderes Executivo e Legislativo, tem caráter exemplar para o país, e é um fato histórico que também precisa ser celebrado, como Zumbi dos Palmares”, concluiu.

You may also read!

Reciclar, criar e empoderar: oficina transforma resíduos em oportunidade

Atividade marca, em suma, encerramento de campanha de reciclagem promovida pela Unipar em Rio Grande da Serra Na sexta-feira (08.08),

Read More...

São Bernardo previne e reduz em 84% casos de dengue

Medidas efetivas, por meio dos agentes de combates a endemias, tecnologia e vacinação, colocam município, acima de tudo, em

Read More...

Prefeitura Mauá lança campanha para quitação de débitos

Contribuinte pode se dirigir, portanto, ao Paço Municipal ou ao Poupatempo para regularizar sua situação Na próxima semana, a Prefeitura

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu