Adolescentes da Fundação CASA de Diadema visitam Museu do Café em Santos

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Jovens participam de curso prático de barismo/Divulgação

Atividade inclui, acima de tudo, curso prático sobre preparo de café e imersão na história do grão no Brasil

Cinco adolescentes da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Diadema visitaram, na sexta-feira (11.10), o Museu do Café, em Santos.

Durante a visita, os jovens tiveram, em primeiro lugar, a oportunidade de conhecer a história do café no Brasil.

Da mesma forma, aprimorar suas habilidades no preparo da bebida, em uma atividade guiada por especialistas.

Além de explorar a estrutura do museu, com vitrais históricos e obras de arte ligadas à cultura cafeeira, os adolescentes puderam manusear diferentes tipos de grãos.

Além disso, aprenderam sobre técnicas de torrefação e entenderem como o armazenamento influencia a qualidade do produto final.

A importância de utilizar água em temperatura adequada e evitar o uso de açúcar também foi enfatizada para preservar o aroma e o sabor naturais do café.

Durante visita, adolescentes conhecem obras de arte ligadas à cultura cafeeira

Curso prático de barismo

A experiência incluiu a participação em um curso prático de barismo, no qual os jovens aprenderam a preparar diferentes tipos de café.

São, por exemplo, os gelados e os com leite, além de técnicas de enfeites decorativos com espuma de leite.

Ao final, eles puderam degustar os cafés artesanais que prepararam.

“Essa visita foi uma oportunidade importante para os adolescentes, que puderam ver de perto as possibilidades do mercado de barismo e aprender na prática técnicas que podem ser aplicadas futuramente”, afirmou, em resumo, o diretor do CASA Diadema, Rodinei Santos da Cruz.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destacou, da mesma forma, a relevância de atividades como essa.

“É uma forma de despertar o interesse dos jovens por novas profissões e contribuir para o desenvolvimento de habilidades que podem abrir portas para eles no mercado de trabalho”, disse, em suma.

Jovens aprendem técnicas de enfeites decorativos com espuma de leite

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) é vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.

Aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

Atende jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, e executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário.

Sempre com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.

You may also read!

Mauá celebra 71 anos entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto

Com o indicador de 91% de tratamento de esgoto, Mauá já alcançou 10 anos antes as metas de universalização

Read More...

Fim da peregrinação: Deputada Ana Carolina Serra propõe lei para padronizar atendimento da mulher vítima de violência

Projeto de Lei nº 1197/2025 cria a Política Estadual de Atendimento, visando a concentrar serviços e garantir cuidado humanizado; PL

Read More...

R&K Diagnóstico Veterinário inaugura unidade em Santo André e reforça presença no ABCD

Com 18 anos de história e média de 3 mil exames por mês, o centro veterinário amplia, em primeiro

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu