Associação lançou manual em vídeo e tabela de flexibilização por setor de atividade
Setor moveleiro pede ação imediata para abrir as lojas
A Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) lança ampla campanha para reabertura responsável do comércio em todo o ABCD em meio à pandemia, provocada pela covid-19. A Associação vai encaminhar o pedido ao Consórcio Intermunicipal, propondo que a medida não seja uma ação isolada, mas que possa ser adotada por todas as cidades da região.
A iniciativa atende a grande procura na Acisbec por vários setores do comércio solicitando ajuda para a reabertura do comércio. O ramo moveleiro, com grande concentração na Rua Jurubatuba, é um dos que vem pedido medidas imediatas.
“Se todos colaborarem, poderemos reabrir o comércio em breve. Mas, caso contrário, se as orientações não forem seguidas, há o risco de abrir e ser necessário fechar novamente. Por isso, é preciso estar preparado”, explica Valter Moura, presidente da Acisbec.
A campanha da Acisbec também acompanha as medidas do governo do Estado que já anuncia a flexibilização para abertura do comércio.
A Associação criou um manual de procedimentos, por meio de vídeo, e uma tabela de flexibilização para os diversos setores do comércio. O objetivo da ação é retomar as atividades com consciência em toda a região e diminuir os impactos econômicos no segmento causados pela crise.
Tabela – O manual em vídeo propõe a retomada para funcionamento do comércio em geral, incluindo além dos serviços essenciais, também os considerados não essenciais. Mas, para garantir o funcionamento é obrigatório o cumprimento das medidas de prevenção: máscaras, distanciamento, local disponível com água e sabão, álcool 70%, higienização de superfície de toque como carrinhos, maquininhas, mesas e bancadas, além de limpeza de ar condicionado. E ainda manter porta aberta para renovação do ar e priorizar atendimento on line e entrega em domicílio para retirada dos produtos.
A tabela propõe o funcionamento intercalado durante a semana e por setor de atividade. Por exemplo, lojas de móveis e eletrodomésticos abririam às segundas quintas-feiras e sábados e as lojas de departamentos, às segundas e quintas-feiras. E assim com demais setores.
“A ideia é que esta campanha seja adotada por todo o comércio do Grande ABC, não apenas São Bernardo. Por isso, vamos encaminhar as sugestões para o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC”, acrescenta Moura.