A importância da saúde bucal em época de quarentena pelo coronavírus(Covid19)

In Sem categoria On
- Updated
Dr. Igor Leitão Marques, Cirurgião Bucomaxilofacial

Cirurgião-dentista especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, disfunção temporomandibular e dor orofacial, o Dr. Igor Leitão Marques esclarece as principais medidas para CUIDAR DA SAÚDE ORAL E PODER EVITAR A TRANSMISSÃO DO COVID19.

Como qualquer medida de higiene, levar uma rotina adequada com escovação, uso do fio dental e do enxaguante bucal ajuda a evitar a transmissão da doença. Sendo assim, o Dr. Igor garante: “Manter a cavidade oral em condições favoráveis evita o crescimento de microrganismos na boca, pois eles podem circular pelo corpo e evoluir também para uma baixa imunidade”.

Quais medidas temos que tomar em relação à cavidade oral para evitar a contaminação do corona vírus?

1- TROQUE FREQUENTEMENTE (A CADA 2 MESES ) SUA ESCOVA DE DENTE .

Segundo o Dr. Igor, devemos trocar as escovas de dentes após qualquer tipo de problema de saúde, depois de ter ficado internado em hospital ou mesmo em tempos de coronavírus. “Além disso, as escovas devem ser trocadas quando as cerdas começarem a deformar ou perder a cor”. Outro cuidado importante é não emprestar a escova para outra pessoa, mesmo sendo da família!

2- NÃO LEVAR AS MÃOS À BOCA EVITA A CONTAMINAÇÃO PELO CORONAVÍRUS .

Em tempos de coronavírus, um dos cuidados mais importantes a ter é não colocar a mão na boca. “As mãos estão em contato constante com várias superfícies diferentes – ambientes, pessoas, animais – que nem sempre estão limpas. Elas absorvem todo tipo de bactérias e, sem perceber, levamos a mão à boca, nariz e olhos, que são vias de entrada para o corpo”. Sendo assim, evite esse hábito e lave as mãos constantemente.

3- BEIJOS DEVEM SER EVITADOS

Nossa boca é uma porta de entrada para várias bactérias. Por isso o dentista alerta: “Os beijos devem ser evitados nesse período, pois os fluidos da boca também transmitem o vírus”.

4- ESCOVAR OS DENTES COM FREQUÊNCIA AJUDA A EVITAR A TRANSMISSÃO DO VÍRUS .

Além de manter seus dentes brancos, longe das cáries e do tártaro, usar o fio dental e escovar os dentes também evita a transmissão da doença. “A higiene deve ser feita após o café da manhã, após o almoço e principalmente antes de dormir. Assim, conseguimos evitar a formação de um ambiente favorável para o coronavírus e outros problemas bucais”, recomendou.

5- OUTROS CUIDADOS PARA PREVENIR O CORONAVÍRUS:

  • Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, antes e depois de qualquer contato físico;
  • Evitar contato com alguém que tenha os sintomas do coronavírus;
  • Evitar contato com quem tenha voltado de viagem no período de 14 dias das regiões afetadas;

-Limpar as superfícies de contato e as mãos com álcool em gel;

  • Evitar aglomerações – praia, festas, eventos, transporte público.
  • Sair de casa só quando necessário – respeite o período de quarentena;
  • Caso apresente sintomas de febre ou tosse, mantenha-se em casa;
  • Ao tossir ou espirrar, evite cobrir a boca com as mãos; ao invés disso, use o cotovelo.
  • Caso persistam os sintomas e surja falta de ar constante, busque um hospital mais próximo da residência.

O doutor Igor conclui que a chance de o coronavírus ser transmitido pela cavidade bucal é grande. “Por esse motivo, os cirurgiões-dentistas suspenderam atendimentos odontológicos. Hoje já existem estudos comprovando que mesmo em pacientes curados o vírus se mantém na cavidade bucal em até cinco dias. Existe uma orientação do Conselho Federal de Odontologia de manter a suspensão total dos atendimentos até segunda ordem, com exceção aos casos de urgência e emergência em consultório ou dentro das unidades básicas de saúde”, afirmou.

Dr IGOR LEITÃO MARQUES
Cirurgião Bucomaxilofacial

You may also read!

Parque do Guapituba ganha melhorias da Prefeitura de Mauá

Número de frequentadores triplicou, acima de tudo, após o início das intervenções realizadas pela administração municipal O Parque Ecológico do

Read More...

Fies: estudantes podem se candidatar a vagas remanescentes a partir de 27 de junho

Inscrições vão até 1º de julho. Processo oferta vagas que restaram da seleção do primeiro semestre nas instituições privadas;

Read More...

Ministro Wellington Dias debate assistência social em São Bernardo com Luiz Fernando

Encontros servem, em primeiro lugar, para preparação do programa de governo da pré-candidatura de Luiz Fernando ao Paço O pré-candidato

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu