Uma retrospectiva do ano marcou nesta segunda-feira (1º.12), em primeiro lugar, já tradicional Almoço-Empresarial LIDE Grande ABC, em Santo André.
Reuniu prefeitos de cinco das sete cidades do ABCD para discutir o tema “1º (5º) Ano de Gestão das Prefeituras do Grande ABC”.
Participaram Gilvan Ferreira (Santo André), Marcelo Lima (São Bernardo), Taka Yamauchi (Diadema), Guto Volpi (Ribeirão Pires) e Akira Auriani (Rio Grande da Serra).
Além disso, o prefeito Marcelo Oliveira (Mauá) foi representado pelo secretário Edilson de Paula, de Relações Institucionais.
Da mesma forma, participaram a deputada estadual Ana Carolina Serra, o ex-prefeito Paulo Serra e a vice-prefeita de São Caetano, Regina Maura Zetone.
O encontro apresentou panorama atualizado das ações, desafios e prioridades que marcaram o primeiro ciclo administrativo das atuais gestões.
A programação contou, acima de tudo, com abertura do presidente do LIDE Grande ABC, Jarbas Marques, ao lado do prefeito anfitrião, Gilvan Jr.
Painéis temáticos
Na sequência, os chefes dos Executivos municipais participaram de três painéis temáticos, nos quais compartilharam balanços e perspectivas para o próximo período de governo.
“O encontro de hoje foi extremamente proveitoso, com a participação de todos os municípios do ABCD. Destacou-se, sobretudo, a união entre as cidades na busca por soluções para os desafios regionais. Este ano foi especialmente importante para nós, empresários, pela aproximação com o poder público, e a expectativa é de que, no próximo ano, esse diálogo seja ainda mais estreito. Queremos garantir que o empresário tenha a convicção de que o ABCD é uma região sólida, preparada e próspera.”, afirmou Jarbas Marques, presidente do LIDE Grande ABC.
O encontro reuniu autoridades públicas, empresários, representantes de entidades e contou com ampla cobertura da imprensa.
Juntas, as sete cidades somam cerca de 2,696 milhões de habitantes, segundo o Censo 2022, com forte relevância industrial e econômica.
Em 2024, o PIB regional cresceu 4,9%, impulsionado principalmente pela indústria, que avançou 8,2%.
“O evento de hoje foi muito importante. Reunimos representantes das sete cidades da nossa região, o que demonstra a força e a relevância que o LIDE tem no ABCD. Todos falaram muito sobre as entregas de 2025, mas o ponto principal foi a perspectiva para 2026 — um ano que será, sem dúvida, desafiador para os empresários, com eleições, Copa do Mundo e feriados prolongados que impactam diretamente o comércio e o setor produtivo”, comentou Walter Dias, CEO do LIDE Grande ABC e LIDE Futuro Grande ABC.
