Tecnologia de reconhecimento facial da Prefeitura permitiu localizar no Brás, nesta terça-feira (12), condenado por homicídio qualificado
As câmeras do programa Smart Sampa ajudaram a tirar mais um criminoso das ruas após ser identificado pelo sistema e detido pela Guarda Civil Metropolitana.
Condenado por homicídio qualificado pela Justiça de Minas Gerais, Diego Henrique Rodrigues foi capturado, portanto, apenas quatro horas após a expedição do mandado de prisão.
Veja o momento da prisão:
As imagens mostram, em primeiro lugar, Rodrigues atravessando a Rua João Teodoro, região do Brás, Centro da Capital, tranquilamente na tarde de terça-feira.
A imagem gerada pelo sistema foi encaminhada em tempo real à central de videomonitoramento, que acionou via rádio a equipe da Guarda Civil Metropolitana (GCM) do Comando Operacional Centro, unidade SAE/IOPE, que o abordou e fez mais uma prisão sem enfrentar nenhuma resistência.
O homem, condenado por homicídio qualificado e com pena restante de 4 anos, 11 meses e 23 dias em regime fechado, possuía mandado expedido pela Vara de Execuções Criminais da Comarca de Ribeirão das Neves (TJMG) por evasão do sistema prisional. Ele foi conduzido ao 8º Distrito Policial e permaneceu à disposição da Justiça.
O Smart Sampa é o maior sistema de monitoramento urbano da América Latina, com tecnologia de ponta para auxiliar as forças de segurança no combate à criminalidade.
O programa, com 31,6 mil câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, possibilitou a captura de 1.631 foragidos da Justiça desde novembro.
Desses, em suma, 1.311 apenas em 2025.
Além disso, 3.093 criminosos foram presos em flagrante e 79 desaparecidos foram localizados graças à ferramenta.
