Alerta é do advogado e presidente da Comissão de Precatórios da OAB-Santo André, Dr. Fernando Romera Stábile.
Aproveitando-se do momento de pandemia, isolamento e necessidade de dinheiro das pessoas, um bandido (ou uma quadrilha não se sabe) vem aplicando o golpe do precatório.
Como há muitos precatorianos na cidade, notadamente em função do caso dos 25%, o larápio, em primeiro lugar, liga para a vítima dizendo que o seu dinheiro foi liberado.
O curioso, em suma, é que ele tem detalhes do primeiro pagamento, que muitos já receberam, e dá o valor exato (segundo ele), até com centavos da parcela complementar.
Mas, diz que, para receber o valor, o precatoriano deve “pagar uma taxa” no banco, pois só assim a soma é liberada.
Além disso, liga em nome do advogado, como se fosse o próprio, e passa um número de celular para que o interessado converse com a secretária, e dá o nome da secretária.
Da mesma forma, alerta que o contato deve ser apenas por whatsapp, através da qual ela (que obviamente não é a secretária) dará as orientações para o pagamento da taxa.
Até R$ 12 mil
Teve gente que chegou a depositar R$ 12 mil na conta do estelionatário.
A reportagem entrou em contato com a verdadeira secretária, que trabalha há muitos anos no escritório e ela confirmou que trata-se de golpe.
“Tenho passado o dia inteiro atendendo clientes que ligam para saber se é verdade”, disse.
Quando comentado que as vítimas são, em sua maioria, idosas, o que poderia facilitar o crime, a secretária retrucou: “Mas, sabe que a maioria que vai não é velhinho, não? São os mais novos”.
Assistem à entrevista com o Dr. Fernando Romera Stábile: