Com 43 formandas na 6ª edição, programa reafirma, em primeiro lugar, o compromisso da companhia com o desenvolvimento local e o fortalecimento da autonomia feminina
Em manhã marcada por emoção, orgulho e novos começos, 43 mulheres concluíram na terça-feira (15.07), portanto, a 6ª edição do Programa Empreendedoras Braskem.
A cerimônia de formatura, no auditório da companhia no ABCD, celebrou mais o encerramento de uma jornada de capacitação: foi o reconhecimento do potencial transformador do empreendedorismo feminino nas comunidades.
Criado em 2019, o Empreendedoras Braskem é uma iniciativa que oferece desenvolvimento local, empoderamento econômico e inclusão social, oferecendo ferramentas para que mulheres com espírito empreendedor, com ou sem negócio formalizado, possam tirar suas ideias do papel ou da contribuição de seus empreendimentos.
Desde então, mais de 200 mulheres já foram formadas em cinco territórios do Brasil, com mais de 1.500 inscritas ao longo dos anos.
No ABCD, o programa tem impactado diretamente moradoras de regiões próximas ao Polo Petroquímico, contribuindo para a geração de renda, o fortalecimento da identidade local e o protagonismo feminino.
A jornada formativa, realizada em parceria com a escola de negócios periférica Empreende Aí, é baseada na metodologia do curso Despertando o Empreendedor e abrange temas como autoconhecimento, ideação, plano de negócio, marketing, vendas, gestão financeira e storytelling.
Os encontros estimularam o olhar estratégico e criativo dos participantes frente aos desafios do dia a dia e, principalmente, às possibilidades que o futuro pode oferecer.
Como parte da formação, as empreendedoras analisaram seus projetos em um pitch avaliativo.
Os três negócios que mais se destacaram, por seu impacto, metas e inovação, foram premiados com um recurso significativo para investimentos em suas investimentos:
1º lugar: Juliana Mazetti – Ateliê Juliana Mazetti
2º lugar: Rosângela Mendonça – Sabor Kakau
3º lugar: Marta Guimarães de Lima da Silva – Delícias da Marta
Vice-prefeita, Silvana Medeiros, prestigia
A cerimônia contou com a presença de autoridades locais que reforçaram a relevância da iniciativa.
Para a vice-prefeita de Santo André, Silvana Medeiros, o impacto do programa vai além da capacitação.
“Primeiro, eu quero parabenizar a Braskem por essa iniciativa tão necessária. Incentivar mulheres empreendedoras é mais do que apoiar negócios. É acreditar no futuro, na transformação e no potencial que move a nossa cidade. Hoje, cada uma de vocês demonstradas aqui algo que vai além de ideias ou projetos: vocês mostraram amor, coragem e perseverança. E só por estarem aqui, já são mulheres de sucesso. Desde que comecei esse propósito de servir como vice-prefeita, carrego no coração um chamado muito claro de Deus: ter um olhar atento e comprometido com as mulheres da nossa cidade. Caminhar ao lado de vocês, apoiar como essa e criar pontes é parte disso Sigam firmes”, disse, em suma.
Primeira-dama: poder da transformação
A primeira-dama e presidente do Fundo Social e da Secretaria de Assistência Social de Mauá, Fernanda Olivera, também destacou o poder da transformação coletiva.
“Quero parabenizar a Braskem pela iniciativa de fortalecimento das mulheres, de qualificar essas empreendedoras. Esse suporte faz toda a diferença. E quero parabenizar todas as mulheres que participaram. Foram 43 participantes e, apesar de apenas três ganharem o prêmio, todas são vencedoras por participarem, por estarem ali aprendendo, se propondo a crescer e buscar algo mais”, afirmou, da mesma forma.
Espaço para florescer
A cada edição, o Empreendedoras Braskem reafirma que investir nas mulheres é acelerar mudanças reais, sustentáveis e de longo prazo.
É garantir que talentos, até então invisibilizados, tenham espaço para florescer e que as comunidades cresçam junto com eles.
“Quando uma mulher empreende, ela movimenta muito mais do que a própria história. Ela ativa a economia da sua comunidade, amplia a perspectiva de futuro de seus filhos e se torna referência para outras mulheres ao seu redor”, afirma Alexandra Calixto Gioso, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste. “O programa é um convite para que essas mulheres reconheçam a própria potência e sejam agentes de mudança onde vivem.”
Com ações como o Empreendedoras Braskem, a companhia reforça, acima de tudo, seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua, contribuindo para a geração de renda, a inclusão produtiva e o fortalecimento da liderança feminina em territórios estratégicos.
Iniciativas como essa demonstram, em conclusão, que investir em mulheres é investir em transformação social de longo prazo.
