Evento marca, acima de tudo, mês de conscientização do autismo e destaca a criação da Secretaria de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência
A 3ª Caminhada Inclusiva de Mauá aconteceu neste domingo (13.04) e reuniu, em primeiro lugar, cerca de 500 participantes.
A atividade foi organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência, e contou com o apoio de coletivos e mãe atípicas da cidade.
A caminhada saiu do Ginásio Poliesportivo Celso Daniel e terminou no Parque da Juventude, onde foram realizadas diversas apresentações artísticas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Uma das participantes foi Joelma Gomes, que estava, por exemplo, com a filha Stella Amador de 5 anos.
Mãe atípica, ela entende que eventos desse porte são importantes para disseminar informações.
“As pessoas precisam conhecer um pouco mais sobre o nosso mundo e sobre o mundo dos autistas. Mobilizações assim ajudam muito”, disse.

O prefeito Marcelo Oliveira acompanhou a caminhada e ressaltou os avanços que o tema tem ganhado em sua gestão. “Hoje é um dia importante para chamar a atenção da sociedade sobre o tema, bem como de mostrar o trabalho que estamos realizando. A criação da Secretaria de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência é um marco para a cidade. Estamos trabalhando com muito carinho para fazer de Mauá uma cidade com mais acessibilidade e mais inclusão”, destacou.
Ações em desenvolvimento
A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Fernanda Oliveira, também falou sobre ações que estão em desenvolvimento.
“Hoje é um domingo de reflexão e visibilidade. Aproveito a oportunidade para dizer que estamos atrás de recursos para melhorar cada vez mais a inclusão na cidade”. E complementou. “O prefeito Marcelo Oliveira quer que ampliemos o curso de Libras, oferecendo, inclusive, treinamento para os funcionários que atendem o público na Prefeitura”.
Já o secretário de Proteção e Defesa da Pessoa com Deficiência, Samuel Ferreira dos Santos, o Samuel Enfermeiro, exaltou as parcerias. “Agradeço todos os coletivos e todas as mães que estão a frente desta luta. A participação de vocês é fundamental para que o Poder Público possa executar políticas assertivas”, disse.
Após a caminhada, o dia prosseguiu, da mesma forma, com uma edição especial do Domingou Inclusivo.
Tendas com alusão ao tema, presença de personagens da Disney e da Marvel, brinquedos infláveis, circuito de triciclo com monitores, modalidades esportivas, entre outras atividades tomaram conta do Parque da Juventude.