Obras do calçadão na Senador Fláquer entram em nova fase nesta segunda

In Canto do Joca On
- Updated
Obras Calçadão Senador Flaquer.. Foto: Angelo Baima/PMSA

A Prefeitura de Santo André deu início nesta segunda-feira (25.01) a mais uma etapa das obras de construção do calçadão na rua Senador Flaquer, na região central da cidade, e que vai integrar a Oliveira Lima ao Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, que também passa por um intenso trabalho de revitalização e restauro.

O trabalho começou já nesta manhã e teve início no trecho entre as ruas Xavier de Toledo e Senador Flaquer.

Neste local será feito o nivelamento de guias e sarjetas, a substituição dos revestimentos de todo o passeio público, nos mesmos moldes e padrão utilizados nas obras de restauro, além da recuperação da capa asfáltica de todo o entorno. A previsão de término desta nova fase das intervenções é de 20 dias.

Após a finalização dos trabalhos neste local, os mesmos serviços serão realizados em novo trecho na rua Senador Flaquer, desta vez entre o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes e a rua Siqueira Campos.

Junto ao projeto de restauro, a construção deste calçadão vai formar um grande boulevard e um eixo cultural, inéditos em Santo André.

Na área externa, serão instalados iluminação em LED e bancos. Também será plantada vegetação adequada para proporcionar uma área de contemplação e descanso. As intervenções contam com investimento de R$ 5 milhões, obtidos junto à Caixa Econômica Federal, por meio do Finisa (Financiamento à Estrutura e ao Saneamento).

O prefeito Paulo Serra destacou que a região ganhará um importante equipamento cultural multiuso que transformará a região. “É um trabalho grandioso, de valorização e de recuperação dos símbolos da nossa cidade. Os andreenses presenciavam todos os dias a degradação que esta região estava e agora transformaremos este espaço por completo, retomando o orgulho da nossa gente”, comemorou.

História – O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, considerado o primeiro espaço cultural da região, foi inaugurado em 1912 pelo italiano Vicenzo Arnaldi na rua Coronel Oliveira Lima, esquina com a atual Salvador Degni. Em 1925, foi reinaugurado pela empresa Arnaldi, Masini & Gianotti na localização atual, onde foi construído um novo edifício com detalhes arquitetônicos neoclassicistas e instalado um medalhão retratando o perfil do músico Carlos Gomes.

Em 1932 passou pela primeira reforma, quando foi construído o anexo para abrigar um rinque de patinação e acesso para automóveis. Em 1947 foi construída a marquise e modificada a fachada. Outras reformas se sucederam, tanto interna quanto externamente. Fechado em 1987, foi ocupado por uma loja de tecidos e por um estacionamento, quando sua fachada foi descaracterizada. Foi desapropriado em 1991 por pressão popular e está fechado desde 2008.

You may also read!

Lançamento do livro “Prefeitos, Prefeitas e seus Desafios” reúne diversos políticos na Capital

Noite de autógrafos ocorreu na Livraria Drummond, neste dia 20, feriado de Zumbi dos Palmares O consultor e gestor público

Read More...

Prefeito Orlando Morando inaugura Centro de Esportes Aquáticos Danilo Cavinato no Riacho Grande

Complexo irá contemplar alto rendimento e iniciação nas modalidades como natação, canoagem, ginástica, beach tenis, entre outros Inscrições estarão abertas

Read More...

Projeto que tira taxa do lixo da conta de água aprovado em Diadema

A partir de janeiro, cobrança da taxa de resíduos sólidos passa a ser cobrada, portanto, em boleto. O mesmo será

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu