Cerca de 1.300 pessoas acamadas e cuidadores serão vacinados contra a Covid-19, em 60 instituições
A Prefeitura de Santo André iniciou nesta quarta-feira (20) a imunização de pessoas com idade superior a 60 anos que residem em instituições de longa permanência.
Estes munícipes fazem parte, em primeiro lugar, dos grupos prioritários na primeira etapa de vacinação contra a Covid-19.
“Mais um importante passo para proteger a nossa gente. Hoje, iniciamos a vacinação dos idosos acamados, internados em casa de longa permanência, e também dos profissionais que fazem o acolhimento e tratamento destas pessoas. Um público extremamente vulnerável e que faz parte do Plano Nacional de Vacinação, ao lado dos profissionais de Saúde e da população indígena. Vamos ampliar a vacinação aos outros grupos à medida que novas doses chegarem ao município”, destacou o prefeito Paulo Serra.
A expectativa é de que sejam vacinados 1.335 idosos que residem em instituições de longa permanência. Os profissionais dessas instituições também estão sendo imunizados contra o novo coronavírus.
Além disso, o município segue realizando a imunização de profissionais de Saúde que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus.
Pessoas com deficiência acima de 18 anos, mas que estejam em residência inclusiva, indígenas e quilombolas também serão vacinados.
Com sorriso nos olhos, Maria do Carmo Santana, de 69 anos, que reside na Casa do Caminho Ananias, foi a primeira idosa a receber a vacina contra a Covid-19.
“Estou sentindo um alívio e uma tranquilidade sem tamanho porque logo vou poder ver a minha filha e a minha família”, comemorou a senhora, que desde o início da pandemia só tem contato com os familiares por videochamada.
Os 37 internos acamados e os 15 profissionais de Saúde da Casa do Caminho Ananias, localizada no bairro Santa Maria, também foram, em conclusão, vacinados nesta quarta.