Vendas de fim de ano estimulam confiança do empresário do Comércio

In ABCD, Canto do Joca, Economia On
- Updated

ICEC subiu pelo quarto mês consecutivo, atingindo o maior patamar desde fevereiro de 2023

As expectativas otimistas para as vendas da Black Friday e do Natal surtiram efeitos positivos sobre a confiança do empresariado varejista paulistano. Em novembro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) subiu pelo quarto mês seguido, atingindo 112,1 pontos [gráfico 1],maior patamar desde fevereiro de 2023. Em relação ao mesmo período do ano passado, o indicador exibiu alta de 4,5%. O ICEC, produzido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), varia de 0 (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

De acordo com a Federação, o aumento da confiança está atrelado ao desempenho positivo das vendas nos últimos meses — reflexo do mercado de trabalho aquecido e das melhores condições de renda, além da sazonalidade positiva de fim de ano, melhor período para o setor. No entanto, ainda que essa trajetória de alta siga até dezembro, o empresário deve se precaver quanto à inflação em alta, fator que deve fazer parte dos consumidores manter uma postura mais cautelosa na hora das compras.

[GRÁFICO 1]

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO (ICEC)

Série histórica (13 meses)

Fonte: FecomercioSP


Os três componentes do ICEC também registraram aumento em comparação ao mês anterior. O Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) subiu 1,8%, alcançando 109,1 pontos — maior patamar desde novembro de 2022. Em relação ao mês do ano passado, a alta foi de 6,7%.

O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC), por sua vez, marcou 144,2 pontos, 4,7% acima do apurado em novembro de 2023. Já o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) foi o item de pior avaliação entre os componentes do ICEC, registrando, em novembro, leve avanço de 0,6%, ao marcar 83,1 pontos, porém ainda na zona de pessimismo (abaixo dos 100 pontos) [gráfico 2].

[GRÁFICO 2 ]

COMPONENTES DO ICEC

Série Histórica (Out/23 a Out/24)

Fonte: FecomercioSP

Propensão a investir

O Índice de Expansão do Comércio (IEC),que mede a propensão dos empresários a investimentos em contratações ou em reformas e abertura de novas lojas apresentou comportamento similar ao ICEC, também subindo pelo quarto mês consecutivo, ao atingir 115,9 pontos em novembro, alta de 2,1% em relação a outubro e o maior patamar desde dezembro de 2022. No comparativo anual, o indicador exibiu crescimento de 9,5% [gráfico 3].
 

[GRÁFICO 3]

ÍNDICE DE EXPANSÃO DO COMÉRCIO (IEC)

Série histórica (13 meses)

Fonte: FecomercioSP

Ao analisar os componentes do IEC, verifica-se que as vendas de fim de ano são o principal motivador da alta. Isso acontece porque o Índice de Expectativa para Contratação de Funcionários (ECF) apontou crescimento de 3,1% em relação a outubro, marcando 130,9 pontos, maior nível desde setembro de 2022. Em comparação a novembro do ano passado, o indicador avançou 12,3%.

O Índice de Nível de Investimento das Empresas (NIE), que mede a propensão a investir em máquinas, equipamentos, reformas etc., também seguiu em trajetória positiva, mas em ritmo mais lento. O indicador, que marcou 100,9 pontos em novembro — leve alta de 0,9% na comparação mensal —, segue muito próximo ao patamar de 100 pontos, indicando um equilíbrio entre os empresários com visões otimistas e pessimistas sobre esse tipo de investimento.

A FecomercioSP, ainda que mantenha uma visão otimista sobre a performance das vendas neste fim de ano, diante das recentes pressões sobre a inflação, do ciclo de alta da Selic e das incertezas no cenário fiscal do País, recomenda que os empresários tenham cautela na formação dos estoques e nos investimentos, bem como priorizem reforçar o caixa.


Notas metodológicas

ICEC

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) contempla a percepção do setor em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do País. São entrevistas feitas em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados). As questões agrupadas formam o ICEC, que, por sua vez, pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação presente e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico. A pesquisa é referente ao município de São Paulo, contudo sua base amostral reflete o cenário da região metropolitana.

IEC 

O Índice de Expansão do Comércio (IEC) é apurado todo o mês pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários. O indicador vai de 0 a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absolutos em expansão de seus negócios. A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas. Apesar de esta pesquisa também se referir ao município de São Paulo, sua base amostral abarca a região metropolitana.

Sobre a FecomercioSP

Reúne líderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratização e pela modernização, desenvolve soluções, elabora pesquisas e disponibiliza conteúdo prático sobre as questões que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.

You may also read!

Clube União Lyra Serrano, em Paranapiacaba, será restaurado

Prefeitura de Santo André assinou termo de cooperação técnica com Instituto de Cultura Democrática para recuperação de prédio histórico A

Read More...

São Paulo paga o preço da rede elétrica obsoleta

Verão e chuvas intensas reacendem o debate sobre a necessidade de redes subterrâneas para modernizar o sistema e evitar

Read More...

Florestan Fernandes amplia e democratiza oportunidades de qualificação profissional em quatro anos

Fim de prova de admissão, criação de núcleos descentralizados de formação e parcerias para ofertar cursos técnicos contribuíram para

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu