Em parceria com o Estado, prefeito Orlando Morando entrega a Casa da Mulher Paulista de São Bernardo

In ABCD On
- Updated
Carla, Morando e Valéria. Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Novo equipamento é o primeiro da região neste modelo, ofertando assistencial integral às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em um ambiente seguro e humanizado

Em complemento ao trabalho voltado à instalação de políticas públicas destinadas ao público feminino, a Prefeitura de São Bernardo inaugurou nesta quinta-feira (12.12) a primeira Casa da Mulher Paulista do ABCD.

O novo equipamento teve investimento total de R$ 1,8 milhão e é mais um fruto da parceria constante com o governo do Estado de São Paulo.

A solenidade de entrega do equipamento foi realizada pelo prefeito Orlando Morando, ao lado da primeira-dama e deputada estadual, Carla Morando.

Também participou a secretária estadual de políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, e demais autoridades.

No ato, o chefe do Executivo reforçou a importância da parceria com o Estado, por meio do governador Tarcísio de Freitas, que atende prontamente em todas as demandas da cidade.

Morando observou ainda que as políticas públicas para as mulheres em São Bernardo estão presentes desde 2017.

Desde então, disse, foram várias as ações implementadas, entre elas o Hospital da Mulher, a Patrulha Maria da Penha, a nova sede para a Delegacia da Mulher, a 1ª vara da violência doméstica e familiar de São Bernardo, a Lei Tamires, entre outras.

Coroação do trabalho

“A Casa da Mulher Paulista vem coroar todo esse trabalho que vem sendo feito ao longo dos últimos anos. Que seja mais um passo para acabarmos de uma vez por todas com todo racismo, preconceito e violência não só contra as mulheres, mas na nossa sociedade”, complementou o prefeito Orlando Morando.

Pleno atendimento

A 18ª Casa da Mulher Paulista do Estado será administrada pela ONG Ficar de Bem.

Ofertará apoio psicossocial, orientação jurídica e atendimento em parceria com órgãos especializados, como a delegacia especializada no atendimento à mulher, juizados especiais, Ministério Público e Defensoria Pública.

Há ainda ações voltadas à autonomia e à emancipação econômica, essenciais para que as assistidas possam retomar suas trajetórias com dignidade e independência.

Serviço

O acesso às mulheres à Casa da Mulher Paulista (Avenida Senador Ricardo Baptista, 274, no bairro Assunção) pode ser feito por meio da delegacia, após registro de boletins de ocorrência, por demanda espontânea (em que a vítima busca ajuda por conta própria na sede da unidade), e a partir de encaminhamento dos serviços parceiros do programa, como o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e o CRAM (Centro de Referência de Atendimento Especializado à Mulher), com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

You may also read!

Tarcísio admite comida de bola com supertaxação e muda de novo ICMS sobre alimentação

Joaquim Alessi Ainda com o retrogosto da Ceia de Natal e almoço do dia 25, o governador engoliu seco, mas

Read More...

Pirarucu de manejo sustentável é base para deliciosas receitas na ceia do Réveillon

Conhecido como “gigante da Amazônia”, o pirarucu é um dos pescados mais consumidos pela população regional e dá base

Read More...

ProAr vistoria e aprova 65% dos veículos da frota pública e circulante em 2024

Garantir a qualidade do ar e reduzir a emissão de poluentes são, em primeiro lugar, os principais objetivos do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu