Em ato solene presidido pela deputada estadual Carla Morando, segunda-feira (19.8), foram celebrados, em primeiro lugar, os 65 anos de fundação da Colsan – Associação Beneficente de Coleta de Sangue.
A cerimônia, na Assembleia Legislativa de São Paulo, contou, acima de tudo, com a participação do Prof. Dr. Ricardo Luiz Smith, diretor-presidente da COLSAN.
Além dele, diretores da instituição fundada em 15 de agosto de 1959, pioneira no incentivo à doação voluntária de sangue no Estado de São Paulo.
“Sou doadora de sangue recorrente e estou ativamente envolvida em campanhas para conscientização de todos sobre a necessidade de termos mais doadores”, disse a deputada estadual Carla Morando.
Ela apresentou o projeto que institui o Dia da Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência, incluindo-o no calendário oficial do Estado.
A propositura tramita na Alesp.
“Seguimos apoiando os trabalhos da Colsan que é a grande responsável por este pioneirismo no incentivo à doação voluntária de sangue”, concluiu.
Homenagens
Durante o evento, a Colsan prestou homenagem aos cidadãos que contribuem para o andamento dos trabalhos da instituição.
Uma das homenageadas foi, da mesma forma, a deputada Carla Morando.
Ela recebeu uma placa do Prof. Dr. David Baptista da Silva Pares, atual 1º vice-presidente da Colsan e presidente eleito para o próximo mandato.
Apresentando os números da instituição, a diretoria revelou que atualmente a Colsan conta com 10 postos de coleta.
É responsável pelo gerenciamento de 56 agências transfusionais sob administração direta.
Fornece 21.500 hemocomponentes/mês para cerca de 100 hospitais clientes e coleta mensalmente em torno de 13.500 bolsas de sangue.
Inspirada no modelo da Cruz Vermelha Alemã, a associação atende a rede hospitalar da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, ABCD, Jundiaí e região, Sorocaba e região e Santos, Itanhaém, Praia Grande, Caraguatatuba e Vale do Ribeira.
Também participaram do evento, em conclusão, Walter Dishchekenian, diretor-geral Administrativo da Colsan; e Dr. Afonso José Pereira Cortez, médico hematologista e hemoterapeuta, diretor-geral técnico da Colsan, além de outros membros e apoiadores dos trabalhos da instituição no estado de São Paulo.