A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio das secretarias de Segurança (Seseg) e Obras e Habitação (Seohab), está realizando treinamento de brigada de incêndio nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
O objetivo é capacitar professores e funcionários para possíveis eventualidades, garantindo que estejam preparados para agir em situações de emergências.
Durante o treinamento, os participantes aprendem sobre diferentes tipos de equipamentos de combate a incêndio, como extintores e seus agentes específicos, e a utilização correta dos equipamentos de uma caixa de hidrantes, incluindo mangueiras, esguichos e chaves de mangueira.
O coordenador da Defesa Civil de São Caetano, o sargento Juscelino Roque Brilhante da Silva, mais conhecido como sargento Brilhante, falou sobre a importância da ação junto aos educadores.
“O objetivo da campanha é, exatamente, capacitar os professores da Rede Municipal de Ensino com relação à utilização dos equipamentos de prevenção e combate a incêndios, como extintores, hidrantes, alarmes de incêndio, luzes de emergência e rotas de fuga. Além disso, estes professores capacitados servirão como agentes multiplicadores juntos aos demais funcionários da Educação, como pessoal da cozinha, da limpeza e da segurança”, ressaltou Brilhante.
Além disso, o treinamento abrange medidas preventivas para evitar a ocorrência de incêndios e orientações detalhadas sobre a evacuação segura das edificações em casos de emergência.
Esses conhecimentos são essenciais para criar uma cultura de segurança nas escolas, assegurando que todos estejam preparados para prevenir e, se necessário, combater princípios de incêndio de forma eficaz.
“A segurança dos nossos alunos e colaboradores é uma prioridade. O treinamento de brigada contra incêndio nas escolas da nossa rede é essencial para garantir um ambiente escolar seguro e preparado para enfrentar situações de emergência. Essas atividades capacitam nossos profissionais e alunos, promovendo uma cultura de prevenção e segurança, fundamental para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis”, acrescentou a secretária de Educação, Minéa Fratelli.