Joaquim Alessi
A Unipar, líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul, promoveu, em primeiro lugar, visita de alunos da rede pública de ensino e de projetos sociais de Rio Grande da Serra ao Museu Catavento, na Capital, na quinta-feira (25.04).
Essa visita revestiu-se, além disso, de um caráter ainda mais emblemático.
Isso porque nesta segunda-feira (29.04), quatro dias depois, o Palácio das Indústrias, onde fica o Catavento, comemorou 100 anos de existência.
Ao todo, mais de 420 pessoas, entre estudantes, educadores e profissionais da Secretaria de Educação do município, além de membros do Conselho Comunitário Consultivo – CCC, participaram da ação.
A mesma teve como objetivo, acima de tudo, estimular a cultura e a educação para moradores das localidades onde a companhia possui operações.
Fizeram parte da visita, portanto, as escolas municipais EMEB Madre Maria, EMEB José Carlos de Arruda e EMEB José Olímpio.
As estaduais Shisuko Ioshida, Sebastião Vayego e Padre Giuseppe Pisone também estiveram presentes, além de alunos do Projeto Pescar e assistidos da APAE de Rio Grande da Serra.
Patrocinadora da área Elemento Água
A Unipar é patrocinadora do Catavento, que conta com uma nova área inaugurada em dezembro de 2023, chamada “Elemento Água”.
A mostra – que tem patrocínio exclusivo da companhia e foi desenvolvida em conjunto entre a empresa e o museu – contempla as características químicas da molécula da água e sua importância para a vida no planeta Terra, proporcionando uma experiência enriquecedora para todas as idades.
“Por meio dessas ações, como a visita ao Museu Catavento, reafirmamos nosso compromisso com as comunidades do entorno das nossas fábricas, levando oportunidades de desenvolvimento e promovendo maior acesso à educação e à cultura, em um dos grandes equipamentos culturais de São Paulo”, lembra Pedro Röhl, diretor da Unipar Santo André.
Para Alessandra Barchini, secretária de educação de Rio Grande da Serra, a visita proporciona a oportunidade de explorar várias formas da ciência de maneira lúdica, dinâmica e divertida.
“Aqui no museu, eles têm uma vivência maravilhosa, e isso ajuda a trazer conhecimento para além dos muros da escola”, conclui.
Compromisso
A Unipar demonstra o seu compromisso com o desenvolvimento sociocultural do País, com a valorização do patrimônio histórico, artístico e memorial.
Somente em 2023, aportou aproximadamente R$ 17 milhões em projetos sociais, somando recursos próprios e incentivados.
As 48 iniciativas realizadas nesse período impactaram cerca de 2,8 milhões de pessoas.
Ou seja, mais que o dobro do número registrado em 2022, quando cerca de 1,2 milhão foram alcançadas.
Nos dois últimos anos, foram, acima de tudo, 4 milhões de pessoas impactadas pelos projetos.
Além do Catavento, a Unipar também patrocina outros projetos nas frentes de educação e cultura que têm impacto nacional.
Dentre eles está o maior evento de arte da América Latina, a SP–Arte (Festival Internacional de Arte de São Paulo), a Bienal, a Pinacoteca, o MIS, o MASP e o MAM.
Para este ano, outras ações voltadas ao desenvolvimento social estão em andamento, com uma visão de ecossistema.
Sempre executadas em parceria com diversas instituições.
As iniciativas são focadas no saneamento e no desenvolvimento humano, e nas áreas de educação, cultura e esporte.
Além, claro, das ações sociais em benefício das comunidades vizinhas às fábricas.
Sobre a Unipar
A Unipar é, em primeiro lugar, líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul.
Destaca-se, em suma, como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil.
Produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras.
As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.
A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires.
Também tem fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e em Bahía Blanca (Ar), além de estar construindo nova planta em Camaçari (BA).
A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.
Em 2023, a Unipar aderiu, por exemplo, ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.
Além disso, foi reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como empresa Pró-Ética.
Esse selo identifica, em conclusão, as empresas que mantêm políticas avançadas de governança e integridade.