Joaquim Alessi
Pizza para saborear com as mãos (nada de garfo e faca, por favor) e de joelhos, porque é uma bênção.
Foi assim, em primeiro lugar, que aprendemos nessa casa maravilhosa da rua das Aroeiras, 317, bairro Jardim, em Santo André, há quase 11 anos.
Havia toalha de papel na mesa que ensinava esse jeito italiano de devorar as pizzas, mas algumas pessoas receavam parecer deseducado comer com as mãos.
Talvez até tivessem razão, pois essa maravilha da gastronomia não se come de fato com as mãos.
Saboreia-se, em suma, com o coração, coração de oriundi, descendente de italiano, a exemplo deste Alessi que vos escreve.
Sempre amamos a vero pizza napoletana, apesar de alguns colegas desinformados, igualmente oriundi, dizerem que não aprovavam.
Mas sabiam o que perdiam de sabor e de emoção. Porque a gastronomia italiana é pura emoção. E pomodoro, claro.
Entre as melhores do mundo
Frequentadores da Grazzie Napoli desde 2013, quando foi criada por um casal que voltada da lua de mel na Itália, apaixonado pela vero pizza napoletana, podemos assegurar que o título de uma das melhores pizzarias da América Latina é ainda pouco para a casa.
Os donos mudaram, mas a alma segue naqueles fornos trazidos de lá. E com certeza a casa está, acima de tudo, entre as melhores do mundo.
Mas, o que interessa é que nesta quinta-feira (18.04) foi anunciado o 50 Top Pizza, guia das melhores pizzas artesanais do mundo, no ranking de 2024.
E, da mesma forma, as melhores pizzarias da América Latina.
A Grazie Napoli ficou na 18ª posição, além de ser a 9ª no Brasil.
Experimentem, mas comam com as mãos. Fica muito mais saborosa!
Idas e vindas
Nesses anos todos fizemos várias festas por lá. Comemorações divinas.
Pouco antes de 2018 fizemos críticas. Tinha perdido um pouco a mão, mas naquele voltou a melhorar.
O arancini ainda estava divino. E a Margherita DOC (foto abaixo), maravilhosa!
Um pouco de história
Em nossas inúmeras visitas à casa, ficamos sabendo que um dia em Nápoles foi suficiente para que aquele casal do início tivesse certeza de que aquela pizza era realmente especial.
Notaram, entre outros atributos, a leveza, a qualidade dos produtos, a paixão e o orgulho dos napolitanos, que os conquistaram.
O interesse aumentou e começaram a pesquisar. Até encontrar em Nova Iorque pizzarias reproduzindo a vera pizza napoletana, respeitando a tradição, mas trazendo inovações em sabores.
Foram então conhecer essas casas e logo ficaram ainda mais impressionados.
O próximo passo foi partir para Nápoles e participar de um curso na Associazione Verace Pizza Napoletana, onde o conceito da Grazie Napoli começou a ser desenvolvido.
Aprenderam a técnica, conheceram os produtores de farinha, tomate e mozzarella e fizeram estágio em duas pizzarias da cidade: a Al 22 e a Attilio.
All 22, aliás, que é o nome de uma das imperdíveis pizzas da Grazie Napoli.
Para eles, foi, portanto, uma experiência incrível conhecer essas pessoas que levam a pizza tão a sério e seguem a tradição.
Além disso, foram muito bem recebidos e aprenderam muito com eles.
Por isso, escreveram em seu site: “Nós, da Grazie Napoli, queremos que vocês se sintam tão acolhidos como nós fomos e temos o prazer em oferecer aos nossos clientes, a experiência de provar a verdadeira pizza napolitana.”
Agora, com o título de uma das melhores do mundo!
Congratulazioni a tutti voi! Saluti!