Vivendo o luto na pandemia

In Artigo, Sem categoria On
- Updated

Esta semana perdi um ente querido, e isso me fez refletir sobre o que a pandemia nos tirou de mais precioso: o direito de estar junto.

O ser humano não foi criado para ser sozinho e não tem nada mais difícil do que não poder abraçar quem você ama, especialmente em momentos de dor. A pandemia trouxe muitas alternativas para irmos “levando a vida”: lives, aulas remotas, drive ins, delivery para praticamente tudo e as redes sociais são o nosso ponto de encontro. E esta semana, vivi a triste experiência de milhões de pessoas, que têm feito das redes sociais o seu “velório”.

É ali que recebemos condolências, notícias dos parentes, abraços e beijos virtuais, mas nada é capaz de aquecer o coração, enxugar as lágrimas e aliviar a dor de uma perda e da distância como um abraço.

Como resolver?

Precisamos nos posicionar como cidadãos, venho observando que as pessoas estão se acostumando a este anormal e muitos se acomodando em suas vidas improvisadas ou se arriscando como se o vírus não fosse letal.

É preciso um despertar, é preciso um olhar mais atento e responsável para cobrar das autoridades mais urgência, mais eficiência, mais responsabilidade. É preciso respeito e enfrentamento à esta pandemia, investimento sério nas universidades, na ciência e na saúde. É preciso que cada um faça a sua parte usando máscaras, ficando em casa se possível, não se expondo em vão, para que tudo isso passe o mais rápido possível e possamos voltar a conviver com quem amamos, sem medo.

A pandemia é uma situação temporária, devemos ser otimistas sim, acomodados, jamais!

Autora: Florinda Cerdeira Pimentel é especialista em Educação Musical e professora da área de Linguagens Cultural e Corporal no curso de Licenciatura em Música do Centro Universitário Internacional Uninter.

You may also read!

Enfermeiros têm papel de destaque na promoção da saúde em São Bernardo

Profissionais da rede podem realizar consultas, pedir e coletar exames, e são peça-chave na estratégia de Saúde da Família

Read More...

Tite inaugura Centro de Inteligência Epidemiológica e Doenças Infecciosas de São Caetano

A Prefeitura de São Caetano do Sul inaugurou nesta segunda-feira (19.05) o Ciedi (Centro de Inteligência Epidemiológica e Doenças

Read More...

ParkShopping São Caetano realiza evento de adoção de pets em parceria com o Instituto Caramelo

Ação acontece, em primeiro lugar, neste 24 de maio e reúne cerca de 40 cães e gatos à espera

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu