Além reconstrução de parte do sistema de drenagem e de escadaria, neste primeiro semestre de 2024 o núcleo vai ganhar um mirante
A Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Diadema concluiu obras de drenagem e revitalização da Passagem Tropicaliente, no Núcleo Habitacional Marilene.
As benfeitorias fazem parte, acima de tudo, do Programa Revitaliza Diadema, implantado pelo município, que leva melhorias às comunidades.
As obras foram necessárias para evitar desmoronamento dentro do espaço comunitário.
E também com a finalidade de preservar o muro de arrimo que apoia o talude no final da passagem A Rosa e o Cravo.
Para evitar problemas futuros, foram reconstruídas novas redes de passagem para as águas pluviais e de esgoto, com 25 metros lineares cada, entre a rua Dom Marcos Noronha e o final do talude.
O antigo sistema de drenagem estava defasado e funcionava em tubulação única, fazendo o esgoto correr a céu aberto em alguns trechos.
A Passagem Tropicaliente, em área muito acidentada, recebeu, da mesma forma, obras para escoamento das águas das chuvas.
Além de uma nova escadaria, implantada nela para facilitar a circulação dos moradores.
“O Programa Revitaliza que estamos realizando dentro dos núcleos habitacionais de Diadema tem o objetivo de levar melhorias urbanas, mas também garantir condições mais seguras de moradia, cidadania e de lazer para quem vive nessas áreas”, afirma o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura, Ronaldo Lacerda.
Mirante
Lacerda destaca, ainda, além disso, que as obras de melhoria vão continuar no NH Marilene e que até março o local vai ganhar um mirante.
“Já temos uma área destinada para sua construção e estamos em processo de avaliação para o começo da obra”, declara, em suma.
O mirante será, em conclusão, um ponto de observação de toda a comunidade. Quem for até ele vai poder sentar em bancos e bater um bom papo com os amigos.
Entre os benefícios que o Revitalizam Diadema traz para os núcleos habitacionais estão: reformas de centros comunitários; recapeamento de vias; construções ou revitalizações de escadarias e praças; instalações de parques infantis e áreas de convivências, implantações de guarda-corpos e corrimãos, além dos sistemas de drenagens.