Durante encontro, educadores tiveram, em primeiro lugar, momento de trocas e reflexão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou balanço anual sobre ações pedagógicas com os coordenadores das 33 escolas municipais.
O encontro foi realizado na sede da Pasta, na sexta-feira (24.11), para promover debate sobre o impacto positivo das atividades realizadas com os alunos ao longo de todo ano letivo.
Os coordenadores puderam trocar experiências com outros educadores, debater novas ideias e até sugerir a melhorias de tarefas que foram idealizadas.
“O encontro nos propiciou uma análise, em conjunto, de todas as principais experiências elaboradas pela Educação. Em todas as ações, pudemos ver e conversar com os estudantes para sabermos o que os alunos acharam das tarefas. Hoje foi o dia de dividirmos essas experiências e até sugerir ideias para que possamos melhorar estas atividades”, declara, em resumo, a coordenadora da EM (Escola Municipal) Edir Maria de Oliveira, Bruna Bertoldo.
Festival Estudantil do Futuro
Ao longo da reunião, coordenadores trataram do Festival Estudantil do Futuro, ação que integrou alunos das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade.
Da Flirp (Feita Literária de Ribeirão Pires), que homenageou a escritora Clarice Lispector, e que contou com diversas ações elaboradas pela Educação de Ribeirão Pires.
As tarefas de etnosaberes – que reúnem conteúdo relacionado ao povo indígena e afrodescendente do País – também foram lembradas pelos coordenadores e recebeu diversos elogios por parte dos profissionais da educação.
Para a orientadora educacional da rede municipal, Tatiane Ribeiro, que encabeçou o balanço, o encontro presta, por exemplo,o serviço de se alinhar às trocas pedagógicas, ouvindo e conversando com quem aplica, de fato, as atividades.
“Estas ações são importantes para que a Secretaria de Educação tenha um parâmetro em relação ao suporte que foi oferecido, aquilo que auxiliou os profissionais da educação. E, também, para oferecer retorno aos trabalhos destes profissionais, com objetivo de municiar o professor e coordenador, sempre com foco no aprendizado e desenvolvimento do estudante”, afirmou, em conclusão.