Joaquim Alessi
Iniciativa visa a fomentar, em primeiro lugar, o pensamento crítico com um olhar sobre arte e cultura entre professores da rede pública de ensino
A Unipar – líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul -, promoveu encontro entre os principais museus de São Paulo e educadores de Rio Grande da Serra para uma imersão sobre a educação e, acima de tudo, as possibilidades locais para disseminação do conhecimento.
Fizeram parte da ação, em suma, instituições de renome, como MASP, Pinacoteca, Bienal, MIS e MAM.
Ao todo, 400 profissionais da rede pública participaram do evento, na EMEB Primeira Dama Zulmira Jardim Teixeira, em Vila Figueiredo.
O encontro aconteceu pela manhã e à tarde, com palestras oferecidas pelos representantes de cada museu.
Os temas foram direcionados à educação para relações étnico-raciais e reflexões sobre o museu como ferramenta pedagógica.
Além disso, a ações educativas desenvolvidas pelas instituições de arte para o público escolar.
Sustentabilidade
A iniciativa está em linha com a diretriz de sustentabilidade da companhia.
A Unipar definiu o saneamento e o desenvolvimento humano como pilares para seu programa de Investimento Social Privado nos próximos 10 anos.
Somente em 2023, investiu R$15 milhões em projetos sociais voltados às frentes de esporte, cultura, educação e ações sociais.
Sempre com um olhar especial para as comunidades do entorno de suas operações.
“É gratificante poder promover um evento que tem como objetivo estimular a cultura e a educação nas comunidades onde estamos presentes”, afirma, por exemplo, Suzana Santos, head de Comunicação e Sustentabilidade da Unipar.
Suzana destaca ainda: “Nosso papel é de sermos agentes transformadores, a fim de impactar o maior número de pessoas de forma positiva”.
“Ter a oportunidade de proporcionar aos nossos educadores uma aproximação com grandes instituições culturais foi fundamental para que possamos desenvolver em nossa rede uma educação integral, que promova aos alunos acesso à arte e cultura. Essa ação promovida pela Unipar foi algo inédito, que veio para complementar nosso ciclo formativo”, comenta, da mesma forma, Alessandra Barchini, secretária de educação e cultura de Rio Grande da Serra.
A Unipar seguirá com o projeto em 29.11, para professores da rede pública de ensino de Cubatão, onde a companhia também possui operações.