Instituição foi uma das poucas que receberam a nota máxima do Enade no estado, além de ser, em primeiro lugar, a única da Baixada Santista a alcançar tal avaliação
O incentivo ao pensamento criativo, aplicado no curso de Publicidade e Propaganda da ESAMC Santos, é um dos motivos pelo qual a graduação foi reconhecida como uma das melhores do Brasil, segundo Amalia Borges, coordenadora acadêmica geral da ESAMC Santos.
“Valorizamos a criatividade como elemento essencial não só da criação de peças publicitárias, mas da abordagem e solução de problemas. Temos uma grade curricular que reflete esse pensamento e prepara os alunos para encontrarem soluções a partir de um foco estratégico, fazendo com que a marca alcance o seu cliente da forma mais convincente”, explica.
Na avaliação do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) divulgada no final de outubro, o curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da ESAMC Santos foi o único da Baixada a receber a nota máxima (5).
No Estado de São Paulo, além disso, a Esamc Santos está entre as três instituições superiores que receberam a maior avaliação.
Em em nível nacional, figura, da mesma forma, entre as 25 faculdades que alcançaram a classificação.
O Enade avalia o desempenho dos alunos dos cursos de licenciatura (graduação) nacionais.
É realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Ministério da Educação.
O mesmo é, portanto, responsável pela avaliação do ensino médio e superior.
No exame de 2022 do Enade (mais recente), apenas 5,5% dos cursos superiores do País atingiram o conceito 5, o que equivale a 487 cursos no Brasil.
Formação atualizada
Para reforçar o conhecimento teórico e prático, o curso conta com várias disciplinas eessenciais.
Entre elas, Empreendedorismo, Inovação e Criatividade, Plataformas Digitais e Marketing Global, ministradas por professores com experiência acadêmica e de mercado.
Os conhecimentos unem-se a disciplinas tradicionais, como Marketing, Teoria da Comunicação, Produção de Áudio e Vídeo e Propaganda.
Sempre abordando questões atuais de mercado.
O objetivo é oferecer a formação mais atualizada possível, diz, em resumo, Amalia.
“Preparamos o aluno para o que o mercado exige, seja nas agências de publicidade ou nos departamentos de marketing das empresas. Incentivamos a criatividade e conhecimento técnico, mas não é só isso. Formamos profissionais capazes de tomar decisões levando em conta o ambiente de administração de negócios, o impacto financeiro e o retorno das ações de comunicação”, assinala.
Sobre a ESAMC
Fundada em 1999, a ESAMC é reconhecida nacionalmente como um centro de excelência.
Está nos rankings das 50 melhores faculdades do País, pois destaca-se pelo projeto educacional inovador, que alia teoria à realidade do mercado de trabalho.
Com o objetivo de formar líderes, a ESAMC desenvolve competências técnicas, gerenciais e comportamentais.
Isso gera empregabilidade e reconhecimento entre os empresários das regiões onde se instala.
A instituição estabeleceu seu campus em Santos, no litoral de São Paulo, e hoje está presente em outras cinco cidades do Brasil.