Coordenadora da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Carla Morando participou de reunião nesta segunda-feora (11.09) com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, na sede da Pasta, em São Paulo.
Na audiência, a parlamentar apresentou, em primeiro lugar, demandas do setor automotivo recebidas nas reuniões da Frente.
Além disso, reivindicou políticas públicas estaduais para redução da carga tributária que onera e prejudica o desenvolvimento do segmento.
Carla também entregou, acima de tudo, indicações de sua autoria, que foram encaminhadas ao governador Tarcísio de Freitas.
Nas proposituras, a deputada solicita a redução da alíquota do IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, no Estado de São Paulo, e políticas de fomento às vendas de veículos que se utilizam de energia limpa, em especial, redução do prazo para a restituição relativa às transações decorrentes do uso de créditos do ICMS, no Estado de São Paulo.
“São medidas importantes para o desenvolvimento e manutenção do setor e contribuirão para o estímulo de toda a cadeia econômica envolvida com o segmento incentivando a economia paulista. Também trabalhamos para implementação de políticas públicas de incentivo à energia limpa que vão colaborar para o estímulo da produção, aumento das vendas e incentivo à descarbonização e resultarão em benefícios ao meio ambiente”, explicou, em rnesumo, a deputada, que tem realizado reuniões com representantes dos setores produtivos.
Ampliando o diálogo
“Estamos ampliando o diálogo entre o poder público e representantes do setor privado para fomento do desenvolvimento econômico, da indústria, do comércio e dos serviços em São Paulo. Nosso trabalho é para garantir ações de combate aos gargalos existentes no País e no próprio Estado de São Paulo, como o excesso da carga tributária, a dificuldade na concessão de crédito, a taxa de juros totalmente impraticável, a burocracia e a discussão sobre a substituição tributária”, citou, da mesma forma, a deputada, que luta pelo aprimoramento das políticas públicas do Governo do Estado para desenvolvimento econômico paulista e geração de emprego no Estado.
Jorge Lima recebeu as demandas da parlamentar e ressaltou a importância da atuação da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico na interlocução com setores produtivos do Estado.
O secretário reafirmou o compromisso do governador Tarcísio de Freitas que segue trabalhando na agenda de incentivo ao setor produtivo para promover desenvolvimento econômico e social no Estado de São Paulo.
Também destacou ações da pasta para implementação de políticas de coalizão econômicas em todas as regiões administrativas de São Paulo.
Sobre a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico
A Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico, da Indústria, do Comércio e dos Serviços do Estado de São Paulo e em Prol dos Setores Automotivo, Supermercadista, Têxtil e de Confecções e do Gás Natural foi lançada pela deputada estadual Carla Morando em junho deste ano, no Palácio dos Bandeirantes, com a participação do governador Tarcísio de Freitas, secretários de Estado e representantes dos setores produtivos do Estado de São Paulo.
Com o objetivo de fomentar através do Parlamento Paulista as ações e demandas relativas ao desenvolvimento da indústria, do comércio e do setor de serviços, atua na promoção do diálogo entre parlamentares e representantes do Governo do Estado, indústria, comércio, serviços e sociedade em geral e, por meio de reuniões, debates e audiências públicas, identifica os pleitos de cada um dos setores econômicos de São Paulo.
É uma ferramenta para fortalecer o trabalho pela aprovação de propostas que facilitem o empreendedorismo e a desburocratização normativa e tributária das atividades produtivas em São Paulo.
“Eu nasci no Grande ABC, berço da indústria e de vários polos produtivos conhecidos em todo País. Por isso, eu sei o quanto toda a cadeia produtiva, o comércio e o setor de serviços são importantes para o desenvolvimento do estado, que vem lutando para se manter. Foi então que eu decidi propor a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo”, disse, em conclusão, a coordenadora da Frente, deputada Carla Morando.