Projeto voltado ao público feminino com objetivo de incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento profissional de mulheres conclui mais uma edição
Criado com o objetivo de capacitar mulheres que sonham em empreender, gerar renda e emprego, o programa Empreendedoras Braskem acaba de concluir sua 4ª edição e formar mais 48 alunas.
A formatura aconteceu, em primeiro lugar, nesta terça-feira (29.08), no auditório de uma das unidades industriais da Braskem, em Mauá.
Contou, acima de tudo, com a presença de representantes da Braskem, do Empreende Aí, da Prefeitura e da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, Ana Cláudia Fabris.
A iniciativa é destinada mulheres residentes no entorno das operações da Braskem em Santo André, Mauá e São Paulo.
Contribui com a economia regional por meio da parceria com a ‘’Empreende Aí’’.
Trata-se de escola de negócios da periferia para periferia que desenvolve a mentalidade e o comportamento empreendedor por meio da metodologia do curso ‘’Despertando o Empreendedor’’.
As participantes tiveram aulas sobre autoconhecimento, ideação, público, nicho e mercado, inovação e modelo de negócios, com foco em negócios sociais, vendas, marketing e marketing digital, gestão financeira e pitch.
Mais de 100 mulheres já formadas
Por meio do programa, a companhia já formou mais de 100 mulheres no Estado de São Paulo nas edições anteriores.
A maior parte delas é de empreendedoras chefes de família, que auxiliam na composição de renda familiar.
“A iniciativa foi um grande marco para mim, pois existe uma grande diferença entre o antes e o depois desse curso. Me sinto mais capacitada, confiante e com maior diretriz para continuar com meu negócio. Sou grata à Braskem e à Empreende Aí”, declarou, em resumo, Tatiane de Jesus, formanda da 4ª turma do programa.
A edição do Empreendedoras Braskem foi ministrada pelas facilitadoras Luana Lima e Suelen Cruz, ambas com experiência prática em empreendedorismo.
Por meio de dinâmicas de trocas e do uso de apostilas, elas compartilharam suas experiências com as alunas.
“Proporcionamos geração de renda, aumento de networking e aumento do sentimento empreendedor que existe em cada uma delas”, afirmou, por exemplo, Jennifer Rodrigues, da Empreende Aí.
Crescimento e inclusão
‘’O projeto permite que a companhia incentive o crescimento e a inclusão de mulheres com o próprio negócio e o empreendedorismo. Todas elas, além de receber conhecimentos técnicos de negócios, são encorajadas a melhorar suas vidas, por meio do potencial de cada uma delas. É uma ação não apenas de empreender, mas de empoderar as mulheres”, explicou, em suma, Sylvia Tabarin, gerente de Relações Institucionais da Braskem – Região Sudeste.
Ao final do curso, uma avaliação de pitch foi realizada com o intuito de ajudar as participantes a impulsionar seus negócios.
Além disso, colocar em prática os conhecimentos aprendidos durante a capacitação.
As três vencedoras receberam troféu de reconhecimento e uma bonificação em dinheiro de R$ 3 mil para o primeiro lugar, R$ 2 mil para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro.
A primeira colocada foi Silvia Barbosa Machado com o projeto Sil Doces Gourmet.
O segundo lugar coube a Suziane Veras, com o trabalho “SUZZI cabeleireira” e em terceiro ficou Anny Chantres, com o projeto AK Presente Criativos.