Evento nesta sexta-feira (11.08), na Refinaria Capuava, celebrou a atuação dos 21 associados que se destacaram na prevenção de acidentes e outras emergências em 2021 e 2022
O Plano de Auxílio Mútuo (PAM Capuava), apoiado pelo Cofip ABC (Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC), premiou nesta sexta-feira, 11, empresas e órgãos públicos que se destacaram em 2021 e 2022 no atendimento aos requisitos do PAM.
Desde 2013, a premiação avalia o atendimento às atividades do PAM, como simulados de emergência, auditorias em empresas e testes de comunicação via rádio.
Ela tem tido papel fundamental na prevenção de acidentes de outras emergências.
Realizado no Centro de Treinamento Petrobras, em Mauá, o evento reuniu dezenas de pessoas.
Entre eles, brigadistas, moradores, gestores das empresas e autoridades municipais.
Compromisso
O coordenador do PAM Capuava, Valdemar Conti, destacou que o Prêmio Destaque fortalece o compromisso das associadas com a saúde e a segurança de seus colaboradores.
Lembrou ainda que o mesmo tem impulsionado o aprimoramento contínuo dos procedimentos.
“De todas as exigências estipuladas pelo PAM, as associadas cumpriram 97% dos requisitos, todas elas foram premiadas”, afirmou, em resumo.
O PAM Capuava foi incorporado ao Cofip ABC em 2015 e, desde então, os esforços de conscientização em saúde e segurança têm aumentado.
“Muitas melhorias foram feitas ao longo desses 18 anos de parceria, como a campanha que mostra os perigos na soltura de balões, os treinamentos integrados entre as empresas, a agilidade na comunicação entre empresas e órgãos públicos, além dos projetos de comunicação desenvolvidos em conjunto”, citou, em suma, o gerente-executivo do Cofip ABC, Francisco Ruiz, salientado a importância de manter a população do entorno do Polo engajada nas atividades desenvolvidas.
Além de representantes das 21 empresas e órgãos públicos associados ao PAM, prestigiou o evento o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira.
Ao lado dele, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edilson de Paula Oliveira, e a secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico, Vera Scudeiro.
Da mesma forma, participaram o comandante do 8º GB, Cel. Marcelo do Espírito Santo Ramos, a a Cap. Lidiara Beatriz Kurachi Lenarduzzi, representando a Defesa Civil Estadual.
Além disso, estiveram presentes o representante da Cetebs, João Carlos Mucciacito; o gerente de Gestão Empresarial da Abiquim, Luiz Shizuo, e moradores que integram o CCC (Conselho Comunitário Consultivo).
O que faz o PAM?
Por meio do PAM, empresas em situação de emergência podem solicitar apoio de outras.
Assim, eles fornecem recursos humanos e materiais, como profissionais brigadistas e viaturas de combate a incêndio, para responder à emergência.
O sistema utiliza um rádio de comunicação digital, disponibilizado em todas as empresas, operando em um canal de frequência exclusiva do PAM.
Quando ocorre uma emergência, a empresa aciona o sistema, e as parceiras recebem o chamado para disponibilizar equipes de socorro.
Além disso, vias internas bem-sinalizadas, que conectam as diversas plantas industriais, permitem uma resposta rápida em caso de necessidade.
Quem participa do PAM?
Participam do PAM 21 empresas: Ambipar Response, AkzoNobel, Bandeirante Química, Braskem (PE 7, PP 4 e Q 3), Cabot, Chevron Oronite, quantiQ, Consigaz, Copa Energia (Liquigás), NGC (Copagaz), Oxicap (Air Liquid), Oxiteno, PMS Consultoria, Recap – Petrobras, Supergasbras, Ultragaz (Capuava e Mauá) e Vitopel. Também integram o PAM seis órgãos públicos: 8º Grupamento de Bombeiros, Defesa Civil (Mauá, Ribeirão Pires e Santo André) e SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Mauá e Santo André).
Sobre o Cofip ABC
O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC é, em primeiro lugar, uma entidade criada em 2015.
Seu propósito é, acima de tudo, gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável do ABCD.
A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover, por exemplo, ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos.
Atualmente, o Comitê possui, em conclusão, 17 empresas associadas – Air Liquide, AkzoNobel, Ambipar, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Consigaz, Copagaz, Liquigás, Oxiteno, PMS, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel – e o PAM Capuava – Plano de Auxílio Mútuo, que é um departamento da instituição. Acesse COFIP ABC.