PAM Capuava premia empresas e órgãos públicos

In ABCD, Canto do Joca, Economia On
O coordenador do PAM Capuava, Valdemar Conti, fala aos participantes. Fotos: Divulgação

Evento nesta sexta-feira (11.08), na Refinaria Capuava, celebrou a atuação dos 21 associados que se destacaram na prevenção de acidentes e outras emergências em 2021 e 2022

O Plano de Auxílio Mútuo (PAM Capuava), apoiado pelo Cofip ABC (Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC), premiou nesta sexta-feira, 11, empresas e órgãos públicos que se destacaram em 2021 e 2022 no atendimento aos requisitos do PAM.

Desde 2013, a premiação avalia o atendimento às atividades do PAM, como simulados de emergência, auditorias em empresas e testes de comunicação via rádio.

Ela tem tido papel fundamental na prevenção de acidentes de outras emergências.

Realizado no Centro de Treinamento Petrobras, em Mauá, o evento reuniu dezenas de pessoas.

Entre eles, brigadistas, moradores, gestores das empresas e autoridades municipais.

Compromisso

O coordenador do PAM Capuava, Valdemar Conti, destacou que o Prêmio Destaque fortalece o compromisso das associadas com a saúde e a segurança de seus colaboradores.

Lembrou ainda que o mesmo tem impulsionado o aprimoramento contínuo dos procedimentos.

“De todas as exigências estipuladas pelo PAM, as associadas cumpriram 97% dos requisitos, todas elas foram premiadas”, afirmou, em resumo.

O PAM Capuava foi incorporado ao Cofip ABC em 2015 e, desde então, os esforços de conscientização em saúde e segurança têm aumentado.

“Muitas melhorias foram feitas ao longo desses 18 anos de parceria, como a campanha que mostra os perigos na soltura de balões, os treinamentos integrados entre as empresas, a agilidade na comunicação entre empresas e órgãos públicos, além dos projetos de comunicação desenvolvidos em conjunto”, citou, em suma, o gerente-executivo do Cofip ABC, Francisco Ruiz, salientado a importância de manter a população do entorno do Polo engajada nas atividades desenvolvidas.

Gerente-executivo do Cofip ABC, Francisco Ruiz, fala ao presentes, entre os quais o prefeito Marcelo Oliveira. Fotos: Divulgação

 

Além de representantes das 21 empresas e órgãos públicos associados ao PAM, prestigiou o evento o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira.

Ao lado dele, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edilson de Paula Oliveira, e a secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico, Vera Scudeiro.

Da mesma forma, participaram o comandante do 8º GB, Cel. Marcelo do Espírito Santo Ramos, a a Cap. Lidiara Beatriz Kurachi Lenarduzzi, representando a Defesa Civil Estadual.

Além disso, estiveram presentes o representante da Cetebs, João Carlos Mucciacito; o gerente de Gestão Empresarial da Abiquim, Luiz Shizuo, e moradores que integram o CCC (Conselho Comunitário Consultivo).

O que faz o PAM?

Por meio do PAM, empresas em situação de emergência podem solicitar apoio de outras.

Assim, eles fornecem recursos humanos e materiais, como profissionais brigadistas e viaturas de combate a incêndio, para responder à emergência.

O sistema utiliza um rádio de comunicação digital, disponibilizado em todas as empresas, operando em um canal de frequência exclusiva do PAM.

Quando ocorre uma emergência, a empresa aciona o sistema, e as parceiras recebem o chamado para disponibilizar equipes de socorro.

Além disso, vias internas bem-sinalizadas, que conectam as diversas plantas industriais, permitem uma resposta rápida em caso de necessidade.

Quem participa do PAM?

Participam do PAM 21 empresas: Ambipar Response, AkzoNobel, Bandeirante Química, Braskem (PE 7, PP 4 e Q 3), Cabot, Chevron Oronite, quantiQ, Consigaz, Copa Energia (Liquigás), NGC (Copagaz), Oxicap (Air Liquid), Oxiteno, PMS Consultoria, Recap – Petrobras, Supergasbras, Ultragaz (Capuava e Mauá) e Vitopel. Também integram o PAM seis órgãos públicos: 8º Grupamento de Bombeiros, Defesa Civil (Mauá, Ribeirão Pires e Santo André) e SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Mauá e Santo André).

Sobre o Cofip ABC

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC é, em primeiro lugar, uma entidade criada em 2015.

Seu propósito é, acima de tudo, gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável do ABCD.

A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover, por exemplo, ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos.

Atualmente, o Comitê possui, em conclusão, 17 empresas associadas – Air Liquide, AkzoNobel, Ambipar, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Consigaz, Copagaz, Liquigás, Oxiteno, PMS, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel – e o PAM Capuava – Plano de Auxílio Mútuo, que é um departamento da instituição. Acesse COFIP ABC.

You may also read!

São Caetano realiza procedimento obstétrico inédito na rede municipal

Pela primeira vez na rede de Saúde de São Caetano do Sul foi realizada a amnioinfusão. Trata-se de técnica obstétrica

Read More...

Carta de Trump a Lula fere tradição diplomática americana e expõe disputa por hegemonia global, avalia especialista

A carta enviada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira

Read More...

São Caetano homenageia atletas medalhistas do 27º JOMI e apresenta a delegação para a 4ª edição do Jotiscs

Na segunda-feira (07.07), no Espaço Municipal das Telhas, em São Caetano do Sul, foi realizado, em primeiro lugar, evento

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu