Evento contou com apresentações culturais, opções gastronômicas e o charme da vila ferroviária durante quatro dias
O encerramento da 22ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba ocorreu neste domingo (30.07).
Em dois finais de semana (22, 23, 29 e 30 de julho) o evento reuniu, acima de tudo, cerca de 200 mil pessoas.
Todas puderam, em primeiro lugar, aproveitar diversas apresentações culturais, opções gastronômicas e todo o contexto histórico da região, incluindo a tradicional neblina da vila.
Ao todo, foram, em suma, mais de 60 atrações e aproximadamente 300 artistas de Santo André e da região metropolitana.
Eles se apresentaram, portanto, em seis pontos principais, incluindo palcos, coreto, espaços culturais e até mesmo as históricas vielas da vila inglesa.
“Esta foi a primeira edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba que realizamos no formato original depois da pandemia e o evento foi um grande sucesso. O público aproveitou intensamente a programação e curtiu a principal atração do FIP, que é a própria vila”, afirmou, em resumo, o prefeito Paulo Serra.
Diversidade
O casal Paulo e Carolina Reis elogiou, por exemplo, a música e a diversidade gastronômica do evento.
“As barraquinhas e os food trucks estavam bem localizados e espalhados pelas ruas daqui. Sem falar das músicas, agitou bastante”, comentou, por exemplo, a moradora de Utinga.
Rafael Edgar da Silva, de 30 anos, foi curtir a programação deste domingo (30), último dia do FIP em 2023, e já criou expectativa para o próximo ano.
“Quero voltar para conhecer a Vila sem a neblina também. Aqui é um lugar curioso pelas histórias e as lendas. Mesmo sozinho, fui fazendo amizades onde parava. Valeu demais”, comemorou, em suma, o visitante.
O mesmo foi de Itapecerica da Serra até Paranapiacaba em um trajeto de três horas.
O transporte gratuito que a organização do evento proporcionou até a parte baixa também foi elogiado. “Ótima estrutura de vans e ônibus. Parei o carro no estacionamento e não tive problemas em chegar com o Bento, minha esposa e filho”, explicou Diego Beraldo de Oliveira, que mora em Mauá e fez sucesso ao curtir o festival acompanhado do Bento, um simpático cachorro golden de 11 meses.
Bastante positiva
Na avaliação do secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli, a 22ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba foi, em suma, bastante positiva.
“Superamos todas as expectativas. O festival, mais uma vez, confirma ser um evento que agrada as pessoas, que traz entretenimento, alegria, shows, festa para as crianças, adultos e famílias. Por isso, a cada ano procuramos melhorar ainda mais a estrutura do nosso FIP”, afirmou, da mesma forma.
Entre as apresentações deste último dia do FIP, a ocupação Coletivo Rock ABC foi um dos destaques. Na ocasião se apresentaram na quadra da Emeief de Paranapiacaba as bandas Ezúmia, O Velho Bucaneiro, Decreto sem Lei, The Damnnation, Siegrid Ingrid, Flicts e Torture Squad.
A 22ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba trouxe novidades para a vila inglesa, como a entrega do campo de futebol do clube União Lyra Serrano.
Ele é o primeiro com medidas oficiais do Brasil, e foi totalmente restaurado.
Além da entrega do campo, foi inaugurado o Memorial Charles Miller, que conta a história sobre o pai do futebol no Brasil e um dos principais responsáveis pela chegada do esporte até nós.