Ação tem como objetivo, em primeiro lugar, promover a preservação ambiental, e faz parte da Agenda 2030 da ONU
Nesta sexta-feira (14.07), a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, inaugurou o “Condomel – Abelhas da Mata” na cidade.
O evento, na Praça Vitória Ballare Prisco, atrás do Shopping Garden, marcou, acima de tudo, mais um avanço no recém-criado “Circuito das Abelhas”.
O Circuito reúne, por exemplo, ninhos naturais e os chamados “Condoméis”.
A iniciativa faz parte da Agenda 2030 da ONU, que tem sido implementada em Ribeirão Pires.
O objetivo é combater a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir paz e prosperidade para todos.
O Circuito das Abelhas está disponível nas redes sociais da Prefeitura e da Secretaria de Meio Ambiente.
Preservação
O projeto “Condomel – Abelhas da Mata” já contempla oito locais na cidade.
Vale ressaltar que todas as abelhas presentes são nativas e sem ferrão, promovendo a preservação dessas importantes espécies para o ecossistema local.
Na inauguração, estiveram presentes o prefeito Guto Volpi, a secretária de Meio Ambiente, Andreza Araújo, e a secretária de Turismo, Helenice Arruda.
A secretária de Meio Ambiente destacou que “as abelhas são fundamentais para a biodiversidade, sendo assim, projetos como esse contribuem para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, principalmente desses insetos que nos ajudam tanto”.
O prefeito Guto Volpi também destacou a importância da Agenda 2030 para a cidade.
Enfatizou que as ações alinhadas com os objetivos da ONU têm impactos positivos não apenas no meio ambiente, mas também na qualidade de vida dos moradores.
Ele enfatizou o compromisso da Administração em promover políticas sustentáveis e parabenizou a equipe envolvida na concretização do oitavo “Condomel”.
“Com a inauguração deste novo espaço que faz parte desse projeto pioneiro na nossa região que é o Circuito das Abelhas, Ribeirão Pires reforça seu compromisso com a preservação ambiental e a promoção de um desenvolvimento sustentável, buscando um futuro mais equilibrado e próspero para toda a comunidade, sempre dentro da Agenda 2030 da ONU”, ressaltou o prefeito da Estância.
A cidade possui outros sete pontos do projeto que já possui mais de 40 mil abelhas trabalhando para a preservação da natureza da Estância Turística.
Ela está, em conclusão, em uma Área de Proteção e Recuperação de Mananciais no coração da Mata Atlântica.