Evento cultural, inauguração de monumento, retificação de nomes e hasteamento de bandeiras integram a programação
A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Turismo, realiza em 1 de julho o 5° Festival da Diversidade.
O evento, que acontecerá a partir das 14h no palco da Vila do Doce (Rua Boa Vista, s/n, Centro) terá Melody, Aretuza Lovi, Danny Bond, Mia Bad Girl, Dornelles, Alexya e Galpão como atrações.
“Em mais um ano, celebramos a diversidade no Festival, que marca o encerramento do Mês do Orgulho LGBTQIAP+. Este mês também realizamos o mutirão de retificação dos documentos de pessoas trans e teremos a inauguração do ‘Totem da Diversidade’, criado por lei em 2019 e que até hoje ainda não havia sido implementada. Aqui em Ribeirão as políticas públicas à população LGBTQIAP+ são efetivamente realizadas e a população é respeitada”, disse Rafael Ventura, presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual.
A Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (COMADS), realiza um mutirão de retificação de nomes, onde cinco pessoas previamente cadastradas receberão auxílio nesse processo de mudança. A entrega simbólica dos documentos iniciais acontecerá no dia 28 de junho.
“O mais importante de tudo é a pessoa se sentir segura. É um peso tirado das costas, por não precisar ficar se justificando do porquê quero ser chamada por um nome específico que é diferente do que está registrado em documento. Então se eu, uma mulher trans, periférica, do interior, consegui essa mudança, é muito significativo outras pessoas conseguirem também. É uma forma de demonstrar que queremos participar sim da sociedade, por mais que ela queira excluir a gente, e assim sair de uma vulnerabilidade”, comenta Alexya Manente, vice-presidente do COMADS.
Marcada também para 28 de junho, acontecerá na Vila do Doce a inauguração do Coração LGBT+, monumento instituído pela Lei 6419/2019, junto com a faixa da tradicional bandeira do orgulho, pintada na Rua Boa Vista.
“Esse é um mês de conscientização. Ribeirão Pires, acima de qualquer coisa, respeita seus munícipes, então é importante para a gestão que todos se sintam parte da cidade e é para isso que a gestão trabalha”, observa o prefeito Guto Volpi.
Em homenagem e apoio ao movimento, bandeiras do orgulho LGBTQIAP+ vão ser hasteadas no Jardim Japonês e no CEU da 4° Divisão.
Programação Mês do Orgulho LGBTQIAP+:
28/06 às 10h – Inauguração do Coração LGBT+;
Entrega dos documentos iniciais do mutirão de retificação de nomes;
Inauguração da pintura da bandeira do orgulho.
01/07 às 14h -Festival da Diversidade