Ribeirão Pires promove Festival da Diversidade no mês do Orgulho LGBTQIAP+

In ABCD On

Evento cultural, inauguração de monumento, retificação de nomes e hasteamento de bandeiras integram a programação

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Turismo, realiza em 1 de julho o 5° Festival da Diversidade.

O evento, que acontecerá a partir das 14h no palco da Vila do Doce (Rua Boa Vista, s/n, Centro) terá Melody, Aretuza Lovi, Danny Bond, Mia Bad Girl, Dornelles, Alexya e Galpão como atrações.

“Em mais um ano, celebramos a diversidade no Festival, que marca o encerramento do Mês do Orgulho LGBTQIAP+. Este mês também realizamos o mutirão de retificação dos documentos de pessoas trans e teremos a inauguração do ‘Totem da Diversidade’, criado por lei em 2019 e que até hoje ainda não havia sido implementada. Aqui em Ribeirão as políticas públicas à população LGBTQIAP+ são efetivamente realizadas e a população é respeitada”, disse Rafael Ventura, presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual.

A Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (COMADS), realiza um mutirão de retificação de nomes, onde cinco pessoas previamente cadastradas receberão auxílio nesse processo de mudança. A entrega simbólica dos documentos iniciais acontecerá no dia 28 de junho.

“O mais importante de tudo é a pessoa se sentir segura. É um peso tirado das costas, por não precisar ficar se justificando do porquê quero ser chamada por um nome específico que é diferente do que está registrado em documento. Então se eu, uma mulher trans, periférica, do interior, consegui essa mudança, é muito significativo outras pessoas conseguirem também. É uma forma de demonstrar que queremos participar sim da sociedade, por mais que ela queira excluir a gente, e assim sair de uma vulnerabilidade”, comenta Alexya Manente, vice-presidente do COMADS.

Marcada também para 28 de junho, acontecerá na Vila do Doce a inauguração do Coração LGBT+, monumento instituído pela Lei 6419/2019, junto com a faixa da tradicional bandeira do orgulho, pintada na Rua Boa Vista.

“Esse é um mês de conscientização. Ribeirão Pires, acima de qualquer coisa, respeita seus munícipes, então é importante para a gestão que todos se sintam parte da cidade e é para isso que a gestão trabalha”, observa o prefeito Guto Volpi.

Em homenagem e apoio ao movimento, bandeiras do orgulho LGBTQIAP+ vão ser hasteadas no Jardim Japonês e no CEU da 4° Divisão.

Programação Mês do Orgulho LGBTQIAP+:
28/06 às 10h –  Inauguração do Coração LGBT+;
Entrega dos documentos iniciais do mutirão de retificação de nomes;
Inauguração da pintura da bandeira do orgulho.
01/07 às 14h -Festival da Diversidade

You may also read!

Gincana de Voluntariado Braskem mobiliza mais de 1.500 pessoas e beneficia 22 instituições em cinco Estados

Iniciativa promove, acima de tudo, melhorias estruturais, doações e capacitações em comunidades próximas às operações da companhia Mais de 1.500

Read More...

Uva ‘Manzoni’ será cultivada no Centro de Enologia da Etec Benedito Storani, em Jundiaí

Em ação conjunta com instituto enológico de Conegliano, casta italiana utilizada na produção de vinhos frizantes chegará, portanto, em

Read More...

Casa da Palavra recebe lançamento do livro ‘A Barca do Sol – Memória de um certo Verão’

Evento terá, além disso, participação do coral Vozes da Cidade; obra de Yuri Behr apresenta biografia e histórias da

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu