Estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental vão contar com oficinas de instrumentos musicais, como clarinete, trompete, violino e xilofone, além de canto coral
A Prefeitura de São Bernardo promoveu na manhã desta terça-feira (06.06) a aula inaugural do Projeto Mais Música, que chega a 19 escolas municipais de Educação Básica do município.
Parceria entre a Secretaria de Educação com o Fundo Social de Solidariedade e a Associação Tocando a Vida, o programa vai oferecer para 1.050 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das EMEBs oficinas de instrumentos musicais, como clarinete, trompete, violino e xilofone, além de canto coral.
O evento de lançamento foi realizado no Cenforpe, com presença de representantes das escolas que serão beneficiadas com o programa e apresentações musicais da orquestra formada pelos professores do projeto.
Na ocasião, o prefeito Orlando Morando fez a entrega simbólica dos instrumentos musicais a representantes das unidades escolares.
O chefe do Executivo ressaltou o quanto a música é um agregador social.
“Sempre digo que a música nos une e ela vai unir muito mais do que os 1.050 alunos beneficiados nessa primeira etapa do Projeto Mais Música em nossas escolas municipais. O projeto começa este ano com alunos do 3º ano, mas quando eles estiverem se formando lá no 5º ano, já teremos alcançado mais de 5 mil alunos”, disse.
Além do lazer
Morando fez questão de ressaltar que o ensino musical nas escolas vai além do lazer.
“É também um despertar de talento. Muitos que vão começar nesse projeto educacional podem, lá na frente, ter a música como profissão. Agradeço aos professores e diretores pela dedicação e espero que daqui até o final do ano a gente possa ver um grande espetáculo musical com esses alunos”, disse, em resumo.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo, Greici Picolo Morselli, relembrou como o ensino da música chegou na cidade.
“Quando a primeira dama, e hoje deputada estadual, Carla Morando era presidente do Fundo Social, ela acreditou no ensino de música em nosso município através das entidades. Hoje, só tenho a agradecer por poder fazer parte desse novo momento do ensino musical em nossa cidade”, assinalou, da mesma forma.
Já a Secretária de Educação do município, Silvia Donnini, fez questão de agradecer aos professores e técnicos que ajudaram na implementação do projeto.
“Contamos com o auxílio da Secretaria de Cultura e de técnicos da Associação Tocando a Vida. Este projeto nasceu do coração do prefeito Orlando Morando, que desde o início da sua gestão vem investindo na educação em tempo integral em nossa cidade”, disse, em suma.
Música para a alma
Para a pequena Emanuelle, de 8 anos, da EMEB Ari Lacerda Rodrigues, no bairro dos Casa, o projeto é um momento de estar em contato com uma de suas paixões: a música.
A aluna – deficiente visual – não escondeu a empolgação para o início das aulas.
“Eu adoro filmes e música e estou ansiosa para conhecer melhor o instrumento musical que terá na minha escola, a flauta transversal”, falou, por exemplo.
Investimento
Para a execução do projeto, foram investidos inicialmente R$ 650 mil na compra dos instrumentos musicais, contratação de instrutores musicais e insumos (palheta, kits de corda, partitura, bocais, cavaletes e mais).
Os alunos das EMEBs atendidos pelo programa de iniciação musical terão aulas duas vezes na semana, de 60 minutos cada uma.
Parte deste investimento é proveniente dos recursos arrecadados pelo Fundo Social junto à iniciativa privada.