Lançado em 2015, o COFIP ABC tem tido atuação estratégica para o desenvolvimento sustentável das 17 empresas associadas e no ABCD, por meio de iniciativas ambientais, sociais e econômicas
O Dia Nacional da Indústria, celebrado neste 25 de maio, marca também o aniversário de oito anos do lançamento do Comitê de Fomento de Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC). Desde então, o COFIP ABC vem contribuindo para o desenvolvimento sustentável das indústrias e empresas responsáveis pela produção e transformação de uma ampla variedade de bens e insumos desde alimentos e produtos manufaturados até para o setor de saúde e segurança.
Nesse sentido, cabe ao COFIP ABC fomentar a atividade industrial por meio de intercâmbio e disseminação das boas práticas entre 17 associadas em frentes como responsabilidade social, meio ambiente, saúde e segurança, sempre visando o desenvolvimento sustentável. Além disso, o Comitê atua como interlocutor junto ao Poder Público, comunidade, parceiros e demais públicos de interesse das empresas.
Ao longo dos últimos oito anos, o COFIP ABC tem desenvolvido ações estratégicas para a perenidade da extensa cadeia produtiva que gira em torno das empresas associadas. Entre as conquistas importantes do ponto de vista econômico e social está a institucionalização do Polo, cujo decreto assinado no ano passado pelas prefeituras de Mauá e Santo André criou o Comitê Gestor de Governança do complexo industrial. Essa iniciativa permite a coordenação integrada de políticas públicas entre as cidades de Santo André, Mauá e São Paulo, promovendo o apoio à operação do Polo.
O COFIP ABC também aprimorou nos últimos anos os canais de comunicação com a comunidade. Entre os exemplos dessa aproximação com os moradores está o Fórum de Diálogo Social; o serviço de atendimento telefônico 0800 770 0108 que funciona 24 horas, sete dias por semana, e a lista de transmissão do WhatsApp usada para enviar comunicados aos moradores; o informativo bimestral; a criação do Facebook e do LinkedIn e a ampliação do projeto de visitação às plantas industriais, aberto às pessoas físicas, o Programa Portas Abertas
O COFIP ABC passou a realizar cursos gratuitos de capacitação profissional e empreendedorismo em parceria com o SENAI, SEBRAE e Senac aos moradores da região e a apoiar a pesquisa e a busca de soluções sustentáveis, intermediando a aproximação das empresas com o Parque Tecnológico de Santo André.
“A indústria química e petroquímica tem desempenhado um papel fundamental para o país, tanto na geração de empregos quanto no abastecimento de todos os setores do mercado”, afirma Francisco Ruiz, gerente-executivo do COFIP ABC. Ele destaca o avanço da agenda ESG (Environmental, Social and Governance) que tem contribuído para a melhoria dos processos produtivos, resultando em benefícios tanto para a indústria como para a comunidade. “Ao adotar as práticas ESG, as empresas reduzem seu impacto ambiental, promovem a eficiência energética, minimizam a geração de resíduos e contribuem para a mitigação das mudanças climáticas”, observa Ruiz.
Sobre o COFIP ABC
O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente, o Comitê possui 17 empresas associadas — Air Liquide, AkzoNobel, Ambipar, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Consigaz, Copagaz, Liquigás, Oxiteno, PMS, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel — e o PAM Capuava – Plano de Auxílio Mútuo, que é um departamento da instituição. Acesse COFIP ABC.