Santo André nem acaba de festejar seus 470 anos e o prefeito Paulo Serra já pensa nos 500, ou seja, 30 anos à frente
Joaquim Alessi
Faz parte dos festejis pelos 470 anos da cidade, mas a Prefeitura de Santo André mostra, na noite desta quinta-feira (27.04) uma velocidade típica dos moderníssimos tempos atuais, de tecnologia de ponta, e lança o programa Santo André 500 anos.
No emblemático Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, mais de 200 convidados, começou a ser redigido o livro dessa história.
O programa contempla diretrizes de longo prazo visando a planejar o futuro da cidade para as próximas três décadas, garantindo uma cidade mais inclusiva, moderna, solidária, sustentável e referência para outros municípios do Estado e do Brasil.
“Planejar a cidade que nós queremos para os próximos 30 anos só foi possível porque colocamos a casa em ordem. Em 2017, no início da gestão, enfrentamos desafios urgentes e agora podemos pensar na Santo André das próximas gerações. Por isso, neste aniversário, o nosso presente é poder falar de futuro”, afirma, em resumo, o prefeito Paulo Serra.
Capa da publicação
No lançamento, o prefeito apresentou a capa da publicação “Santo André 500 Anos”, a ser entregue em abril de 2024 com diretrizes para o desenvolvimento contínuo da cidade até o quinto centenário, em 2053.
O programa é estruturado em quatro eixos de desenvolvimento: Humano, Econômico, Urbano e Ambiental e de Gestão e Inovação.
inédito
Inédito na gestão do município, este modelo tem sido desenvolvido com muito diálogo e está em constante aprimoramento, uma vez que a premissa do projeto é ouvir, planejar e realizar.
Partindo desta premissa, a Prefeitura ouviu na noite desta quinta especialistas e representantes locais de diversas áreas inseridas nos eixos temáticos do projeto sobre o futuro da cidade, suas potencialidades para as próximas décadas e a importância dos próximos 30 anos para alcançar esse objetivo.
“Estamos pensando na importância dos próximos 30 anos para o contínuo desenvolvimento de Santo André. Com base na nossa experiência, no cuidado com a cidade e com a nossa gente, marca registrada da gestão do prefeito Paulo Serra, nosso principal objetivo é continuar contribuindo para que o município chegue aos 500 anos melhor do que chegou até aqui”, afirma o secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda.
Participações
Mediados pelo secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda, participaram da roda de conversa a deputada estadual e primeira-dama Ana Carolina Serra; presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Cláudia de Fabris; presidente da Feasa (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André), Inezita Awada; fundador da construtora Patriani, Valter Patriani; e secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.
Também participaram o presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Pedro Cia Jr; gerente regional do Sebrae, Paulo Cereda; e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Agnaldo Silva.
Outros participantes foram o secretário de Inovação e Administração, Pedro Seno; CEO e fundador do Colab, Gustavo Maia; e o diretor da Acisa e coordenador do Núcleo Jovens Empreendedores, Daniel Buissa.
Com base em texto de Vanessa Soares e Tiago Oliveira
Fotos: Eduardo Merlino/PMSA