Município registrou saldo de 1.841 carteiras assinadas no período; setor de serviços impulsionou resultado
São Bernardo encerrou fevereiro na liderança da geração de empregos formais entre os municípios do ABCD.
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (29.03), revelam que o município registrou saldo positivo de 1.841 carteiras assinadas no período.
O resultado representou, acima de tudo, mais da metade (53%) dos postos de trabalho gerados na região, que totalizou 3.427 empregos.
Saldo positivo impulsionado, principalmente, pela geração de empregos formais no setor de serviços.
Os setores da indústria e agropecuária também apresentaram saldo favorável.
Ao longo de fevereiro, foram, portanto, 12.070 admissões, contra 10.229 desligamentos em São Bernardo.
No acumulado do ano, São Bernardo computa 22.980 novos empregos formais, saldo que também coloca o município no topo da geração de empregos nas sete cidades desde janeiro.
“Os dados atuais do Caged confirmam o protagonismo de São Bernardo no cenário nacional e reforça que estamos no caminho certo, criando condições reais para a geração de emprego renda, com as leis de incentivos fiscais e o fomento a um cenário atraente para o investimento”, frisa o prefeito Orlando Morando.
O resultado do mês de fevereiro não é pontual. Números do Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego no fim do ano passado mostraram São Bernardo entre as 20 cidades do Brasil que mais empregaram em 2022, superando capitais como Florianópolis, Vitória, Maceió, Aracaju, Teresina e Natal.
Entre janeiro e dezembro do último ano, o município registrou estoque de 134.022 contratações e 121.930 desligamentos.
Melhor cidade para empreender no ABCD
Polo de inovação e desenvolvimento do País, São Bernardo também foi destaque entre as melhores cidades para se empreender no Brasil.
É, por exemplo, o que mostrou levantamento geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023, divulgado nesta segunda-feira (27.03).
Nele, o município encabeça ranking no ABCD e, superando diversas Capitais, alcança o posto de 16ª em âmbito nacional.
O estudo registra, além disso, um diagnóstico do ambiente de negócios entre as 101 cidades mais populosas do País.
Concorrência
Levantamento recente do governo federal também apontou São Bernardo como a melhor cidade para se investir em toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).
Os dados, divulgados em janeiro, referem-se, acima de tudo, ao Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) 2022, do Ministério da Economia.
Tal estudo avalia, em conclusão, o ambiente de negócios no País, colocando sob análise 119 cidades brasileiras com mais de 250 mil habitantes.