Integrantes, a ser introduzidos ao trabalho do APSE ao longo da semana, chegam para fortalecer acolhimento nas escolas municipais em 2023
Nesta segunda-feira, 30, o serviço de Apoio Psicossocial Escolar, ASPE, da Secretaria de Educação e Cultura (Secult) de Ribeirão Pires, recepcionou os novos estagiários de psicologia e serviço social.
Eles irão, primeiro lugar, fortalecer o acolhimento psicossocial em 2023, voltado às vulnerabilidades de alunos e responsáveis da rede municipal.
Ao longo da semana, a equipe do APSE seguirá, portanto, promovendo orientações aos estagiários.
Diferente de 2021 e 2022, quando o trabalho era de tratamento de casos desenvolvidos na pandemia, em 2023 o objetivo será de prevenção.
Para isso, e com a equipe já fortalecida, o APSE também buscará estreitar laços com as 33 escolas municipais da Estância e com a equipe da orientação educacional.
“O fortalecimento do acolhimento é crucial, pois o contato humanizado é uma forma de criar vínculo”, detalhou a Psicóloga do APSE, Bruna Ruotolo Ardevol.
“O acolhimento é ouvir e compreender o que o outro diz, entendendo a situação e observando os sentimentos de todos com respeito”, finalizou.