Educação perde o Professor Calil, do Singular-Anglo

In Saúde On
- Updated
Professor de Física Jorge Adilson Botelho Calil

Faleceu nesta segunda-feira (13 de julho) por complicações da Covid-19, o professor de Física Jorge Adilson Botelho Calil, um dos fundadores do Colégio Singular e Cursinho Singular Anglo Vestibulares e também o professor mais antigo da rede de ensino. Ele tinha 76 anos de idade.

O velório restrito a poucas pessoas da família acontece desde as 14h no Osan, localizado na rua Maria do Carmo F. G. Ornellas, 82 – Vila Artártica – Praia Grande – e o sepultamento acontecerá às 16h no Cemitério da Praia Grande, rua Salvador de Cicco Netto, 3377 – Vila Antártica.

A história do professor Jorge Adilson Botelho Calil e seu amigo Adilson Marante com o Singular nasceu em janeiro de 1966, quando chegaram em Santo André, com a intenção de abrir um cursinho preparatório para Engenharia, que seria batizado de Singular. 

A dupla tinha embaixo do braço 50 cartazes, um balde de cola e a dúvida de onde instalar o promissor empreendimento. Tomaram conhecimento da existência de outro cursinho – o qual funcionava no prédio de uma escola de primeiro grau, o Liceu Monteiro Lobato – que atendia vestibulandos da área de Humanas, chamado Ciências e Letras e cujo dono era o professor Alexandre Takara.

Os dois amigos fizeram um acordo com o dono da escola, o professor de História Pedro Jorge sobre o aluguel de uma sala, a ser utilizada somente no período noturno pelo Cursinho Pré-Vestibular Singular. A partir de então, o Liceu Monteiro Lobato passou a abrigar dois cursinhos – Ciências e Letras e o Singular, iniciando a história de grande sucesso de uma das maiores redes de ensino do ABC. 

Algum tempo depois, os professores Calil e Adilson venderam suas participações no Curso Singular para os engenheiros e professores de Matemática Paulo Roberto De Francisco e Paolo Gambogi. Posteriormente, o professor Takara fez o mesmo.

Calil optou por se desfazer de sua parte porque simultaneamente ao cursinho, mantinha uma empresa de refrigeração, que alguns anos depois fechou. Foi quando ele retornou ao tablado para fazer umas das coisas que mais amava, lecionar.

Paulo Roberto De Francisco, diretor de vestibulares, conta que Calil teve vários cargos no Singular, mas jamais deixou de dar aulas, mesmo com a aposentadoria e mudança para a Praia Grande. “A arte de ensinar corria em suas veias”, finaliza o diretor.

You may also read!

Salinas (PA) além da praia, um roteiro das dunas, Lago da Coca-Cola e experiências de dia inteiro

Aqualand Resort é, em primeiro lugar, dica de onde se hospedar com estrutura para família e acesso ao maior

Read More...

Presidente do Consórcio do ABCD, Guto Volpi, entrega guia para cidades da região enfrentarem emergência climática

Documento orienta, em primeiro lugar, sobre o uso eficaz da ferramenta gratuita UrbVerde O Consórcio Intermunicipal do ABCD, por seu

Read More...

AME Santo André entrega obras com investimento de R$ 3,3 milhões para evitar enchentes

Trabalhos entregues nesta segunda-feira (23.02) incluem, da mesma forma, “piscinão” com 1.200 m³ de capacidade Gerenciado pela Fundação do ABC

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu